terça-feira, 2 de agosto de 2016

Raças de Gato: Savannah


O Savannah é um animal híbrido nascido do cruzamento de um gato doméstico e o Serval, um felino selvagem de origem africana. Possui esse nome pelo fato do Serval ser um animal típico das savanas e também porque é o nome do gatil que criou a raça. Pelo fato de ser resultante do cruzamento de espécies diferentes, a maior parte dos animais é estéril, o que a torna uma raça muito rara.

História da raça Savannah

Apesar do desenvolvimento da raça Savannah ter começado em 1994, somente em 2000 o Savannah foi registrado na The International Cat Association (TICA – uma das maiores associações que reconhecem as raças de gatos para a competições e campeonatos) como Experimental New Breed e em maio de 2008 o status da raça passou à Advanced New Breed, um segundo nível que permite que essas raças sejam mostradas em shows da associação.

Descrição e aparência da raça Savannah

Considerados gatos de porte grande, os animais dessa raça apresentam um porte intermediário ao do gato doméstico e ao do Serval. A cabeça apresenta formato triangular, orelhas esguias e de tamanho grande, e a pelagem formada por manchas iguais a do Serval, porém, a cor do pelo pode variar entre prateado, dourado ou marrom. O Savannah possui algumas características singulares. Além do tamanho avantajado e de uma belíssima pelagem exótica, os gatos dessa raça tem uma cabeça pequena em relação ao tamanho do corpo.

Quanto maior a porcentagem genética do Serval africano, maior será o aspecto selvagem dos Savannahs, portanto, as gerações F1 e F2 costumam apresentar maior semelhança com seu ancestral direto, apresentando as características marcas da pelagem, as patas mais alongadas além da elegância tipica do Serval. As orelhas são grandes e arredondadas, possuem uma marca clara atrás da orelha chamada ocelli, a cauda é curta com anéis e ponta preta. Possuem marca de lágrimas: linhas mais escuras que parte do canto medial dos olhos em direção ao focinho. As cores permitidas para a raça Savannah são: brown spotted tabby, silver spotted tabby, black smoke e preto.


Temperamento da raça Savannah

A raça possui um temperamento dócil, além de ser facilmente treinada para andar na coleira, ou brincar de trazer de volta objetos arremessados. Os gatos da raça Savannah podem ser comparados aos cães quanto ao companheirismo, costumam seguir os donos pela casa inteira e são muito interativos. Eles costumam cumprimentar as pessoas esfregando delicadamente a cabeça nelas. São cheios de energia e estão sempre prontos interagir com a s pessoas e brincar. Costumam ser excelentes companheiros para crianças, demonstrando ser um excelente animal de estimação.

Podem conviver em harmonia com as pessoas da família, incluindo crianças e até mesmo outro animais. Uma característica importante de se ressaltar é a habilidade nata de salto. Esses animais são capazes de atingir os lugares mais altos da casa, o que requer um certo cuidado e especial atenção a este respeito. Outra característica interessante do Savannah é que, ao contrario de muitos gatos, são especialmente tolerantes e curiosos com água. Muitos deles são capazes de brincar e até mesmo entrar na água acompanhado de seus donos.

Fonte: Blog do Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário