quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Raças de Gato: Persa


Meigo, carinhoso e muito apegado aos donos, o gato Persa é um dos preferidos entre as pessoas que vivem em apartamentos, seja pelo seu temperamento afetuoso, por sua beleza, ou ainda pelo fato de que seus miados são baixos. É um gato que tem como uma de suas principais características a belíssima pelagem longa e sedosa.

História da raça Persa

A história desta raça tem início no século 17, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle passou pela Pérsia e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas do local. Ao chegar de volta a Itália, os gatos levados ganharam a simpatia das pessoas, principalmente devido a sua linda pelagem, macia e brilhante. Porém, a raça persa tal qual a conhecemos hoje em dia, surgiu apenas no século 19, quando foram levados a Inglaterra, onde sofreram cruzamentos com gatos da raça Angorá. Foi então, colocado em prática um trabalho de aprimoramento genético, visando se obter maior variedade de cores e padrões de pelagem. Há hoje mais de 100 diferentes combinações de cores para os gatos dessa raça, variando desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).


Descrição e aparência da raça Persa

O Persa ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pelo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arredondada. A pelagem do gato Persa é longa em todo o corpo, e muito cheia. De textura fina, lisa e cheia de vida. O gato Persa é elegante, compacto, bem balanceado, forte, que prefere estar no chão. Não apresentam entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade. A cabeça do gato Persa é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

Esse animal se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados, os chamados flat face, porém alguns exemplares apresentam focinhos um pouco mais alongados, conhecidos como doll face. A manutenção de sua pelagem é um muito trabalhosa, sobretudo devido a possibilidade de formação de nós, que podem ocorrer devido ao comprimento dos pelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário