quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Raças de Gato: Oriental de Pelo Curto


A raça Oriental Shorthair, ou simplesmente Oriental, está diretamente relacionada com o Siamês. Sua aparência física é a de um Siamês, mas apresenta uma maior variedade de cores e padrões de pelagem. A variedade de pelagem longa, difere somente no que diz respeito ao comprimento do pelo.

História da raça Oriental

De acordo com o padrão da raça, os gatos orientais representam um grupo diversificado de gatos que têm seu fundamento na raça Siamês. Os gatos siameses foram levados ao Reino Unido na metade do século 19, tornando-se com o passar do tempo uma das raças mais populares na Europa. Muitas dessas variações chegaram a ser registradas como siameses, ou eram considerados como sendo gatos de pelagem curta de diferentes raças. Outras raças também foram desenvolvidas a partir de gatos nativos da Tailândia (antigo Sião), como por exemplo o Havana Brown, que algumas entidades preferem classificar como uma variante do Oriental de Pelo Curto.

O Oriental foi aceito como raça pela CFA em 1977, e em 1985 foi reconhecida a variedade bicolor, mas foi somente ao final dos anos de 1990 que a raça foi finalmente reconhecida pelo Governing Council of the Cat Fancy (GCCF), sediana no Reino Unido, mas com algumas diferenças de conformação na pelagem.


Descrição da raça Oriental

O gato Oriental é um gato esbelto, de linhas longas, mas muito musculoso. Tem excelente condição física, é forte e magro. O corpo do gato Oriental é longo, uma combinação de ossos finos e músculos firmes. Os machos Orientais são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. Assim como os gatos siameses, os olhos do gato Oriental são amendoados, de tamanho médio e de coloração verde. Gatos Orientais brancos e bi-colores podem ter olhos de coloração azul ou verde. A cabeça tem formato triangular, com orelhas grandes.

A pelagem do gato Oriental é curta, de textura fina, caindo bem rente ao corpo. Já os exemplares de pelagem longa, que diferem apenas no que diz respeito ao comprimento da pelagem, apresentam pelos de tamanho médio. Também são finos, sedosos, e caem rente ao corpo. De acordo com a as regras da CFA, mais de 300 combinações de cores e padrões são possíveis, sendo que as variedades mais comuns são o sólido, o sombreado (shaded), o esfumaçado (smoke), o parti-color, o bicolor e o tabby.

Temperamento da raça Oriental

Geralmente considerado mais dócil que o Siamês, o Oriental é um gato dócil, de temperamento calmo e extremamente apegado ao dono e a seus familiares. Gostam e precisam de atenção, adoram brincar, são ativos e dispõe de abundante energia. São conhecidos por serem gatos saltadores, e todos os cuidados nesse aspecto são necessários dependendo do ambiente onde vivem. São curiosos por natureza e adoram investigar tudo que está acontecendo ao redor. É considerado um gato de fácil adaptação, é extremamente sociável com pessoas e pode também se relacionar bem com gatos e outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário