terça-feira, 28 de junho de 2016

Raças de Gato: Himalaio


O Himalaio, também conhecido na Europa como Persa Colourpoint, é uma raça de gatos de pelagem longas, com tipo idêntico ao do gato Persa, com exceção dos olhos (que são azuis) e do tipo de coloração denominada colourpoint, que foram obtidos através dos cruzamentos com o Siamês.

História da raça Himalaio

Em 1950, o gato Siamês foi cruzado com o Persa com a finalidade de se criar uma raça com o corpo do Persa, mas com a coloração de pelagem do Siamês. A nova raça obtida foi nomeada de Himalaio. No início, a maioria dos criadores estavam interessados somente em adicionar a coloração colourpoint do Siamês nos gatos de pelagem longa, e portanto, através de diversos outcrosses procuraram manter o domínio dos traços do Persa na raça.

Na década de 1960, no entanto, houve tentativas de re-introduzir gatos siameses nos cruzamentos para produzir exemplares com menos características do Persa. Tornou-se uma raça separada do Persa e permaneceu assim nos Estados Unidos até 1984, mas devido aos esforços realizados nos anos 1980 para restabelecer e fixar os traços do gato Persa, a CFA acabou por unificá-las, mesmo com a objeção de ambos os conselhos das raças.

Descrição e aparência da raça Himalaio

É um gato de tamanho médio, pelagem longa, com tipo físico idêntico ao Persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem. Assim como o Persa, o Himalaio tem formato de corpo arredondado (cobby) e patas curtas, o que torna mais difícil para os himalaios saltarem tão alto como outros gatos. Alguns exemplares, no entanto, apresentam uma conformação mais parecida com a do gato Siamês, e não têm essa limitação, mas de acordo com os standards oficiais da raça, esses exemplares podem não ser aceitos como gatos de exposição.

Assim como acontece com os gatos Persa, há dois tipos diferentes de himalaios, os que apresentam um focinho um pouco mais alongado, chamados de tradicionais ou doll-face, e os de focinho extremamente achatados, conhecidos como flat-face ou ainda peke-faced. Os gatos de exposição costumam ter uma quebra no nariz, assim como os Persas flat-face, e apresentam olhos grandes, redondos. Já os gatos pet ou reprodutores costumam ter narizes mais longo que os gatos de exposição, e apresentam, em greal, focinho maior e olhos menores. Independentemente dessas diferentes características, no entanto, todos eles são considerados himalaios.

Temperamento da raça Himalaio

Muito inteligente, a raça Himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral muito sociável, o Himalaio é considerado um excelente companheiro para ambientes internos. O Himalaio é uma raça de gato gentil, calma, e assim como o Siamês, adora brincar. Devido ao cruzamento com esta raça, o Himalaio costuma ser mais ativo do que o gato Persa. Costumam se adaptar muito bem em apartamento, mas gostam de espaços abertos para se exercitar. São gatos que gostam e precisam de companhia, atenção e adoram brinquedos.

Fonte: http://www.blogdogato.com.br/gatos/racas/himalaio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário