quinta-feira, 2 de junho de 2016

Raças de Gato: Azul Russo


O Azul Russo, conhecido nos país de língua inglesa como Russian Blue, é, como o próprio nome sugere, uma raça de origem russa, desenvolvida principalmente na Rússia e na Escandinávia. Não deve ser confundido com os azuis ingleses, que são na verdade, uma variação de pelagem azul do British Shorthair.

História da raça Azul Russo

O Azul Russo é uma raça natural que pode ter se originado no porto de Arkhangelsk, na Rússia. Acredita-se que os marinheiros levaram os Azuis Russos das Ilhas Arcanjo para a Inglaterra e Norte da Europa na década de 1860. A primeira vez que foi visto fora da Rússia foi em 1875 no Palácio de Cristal, na Inglaterra. Nas exposições de beleza, o Azul Russo competia em uma classe que incluia todos os outros gatos azuis até 1912 e, a partir de então lhe foi atribuída sua própria classe.

A raça foi desenvolvida principalmente na Rússia e na Escandinávia até depois da Segunda Guerra Mundial. Antes disso, a falta de Azuis Russos levou a cruzamentos com os gatos Siameses. Apesar dos Azuis Russos estarem nos Estados Unidos antes da guerra, foi apenas no período pós-guerra que os criadores criaram o moderno Azul Russo que é conhecido hoje. Isso foi feito através da combinação das linhagens dos azuis escandinavos e azuis ingleses. Hoje em dia, os siameses não são mais necessários para originar a raça. Infelizmente para os criadores dos gatos de pelo curto de cor cinza ou azul, gatos dessa cor são mais frequentes em raças mistas. Durante os anos 1970, um Azul Russo branco (o chamado Russo Branco) foi criado pelo australiano Mavis Jones através do cruzamento de um Azul Russo com um gato doméstico branco. No final de 1970, os russos brancos e russos cores pretas foram aceitos por criadores de gatos na Austrália como gatos russos (em classes diferentes). No entanto, na América do Norte, a Cat Fanciers Association não reconhece estas variações do Azul Russo.

Descrição e aparência da raça Azul Russo


De olhos verdes brilhantes, quase sempre de tonalidade escura, o Azul Russo é uma raça de gato de tamanho médio, podendo pesar entre 3,5 e 7 kg quando adulto. Em geral, os machos são um pouco maiores do que as fêmeas. Azuis Russos apresentam pelo curto, geralmente tem olhos verdes e tem sido utilizados de forma limitada para criar outras raças (como por exemplo o Havana Brown) ou alterar raças existentes (como o Nebelung).

O gato Azul Russo apresenta uma pelagem dupla, curta, macia e de cor azul-acinzentada, com sub pelo macio e suave. Devido ao tipo de pelagem mais grossa, similar a do Chartreux, o Azul Russo é tido como um gato que pode ser melhor tolerado por pessoas portadoras de alergias leves ou moderadas. Especula-se que o Azul Russo produz menos glicoproteína Fel d1, uma fonte de alergia de gato. A grossa pelagem também pode prender os alérgenos mais perto da pele do gato, o que teoricamente pode proporcionar um relacionamento menos problemático com pessoas alérgicas.

Temperamento da raça Azul Russo

O Azul Russo é um gato tranquilo, dócil e muito sensível. É considerado um gato inteligente, capaz de aprender e criar laços afetivos com seus donos. Ativo e curioso, o gato Azul Russo é brincalhão, de maneira geral gosta de brinquedos mas é um gato reservado com pessoas estranhas à família. Costuma se dar bem com outros gatos e também com outros animais de porte pequeno, como cães e furões.

É considerado um animal inteligente e curioso. Sensível às emoções humanas, gostam de brincar com uma variedade de brinquedos e desenvolver laços leais com seus entes queridos. O Azul Russo se dá bem com outros animais de estimação e crianças. São tranquilos e miam ocasionalmente. São animais limpos, que normalmente são reservados com estranhos, a menos que sejam criados em uma família ativa. Eles gostam de brincar com outros animais de pequeno porte, como cães, gatos e furões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário