quinta-feira, 30 de junho de 2016

Raças de Gato: Abissínio


O Abissínio é um gato de origem etíope, descrito por vezes como sendo tímido e discreto, de miado baixo que se assemelha ao som de um sino. O peso dos animais desta raça gira em torno de 4 a 7,5 kg.

História da Raça Abissínio

Apesar da raça Abissínio ter sido desenvolvida na Grã-Bretanha, as pesquisas genéticas sugerem que sua origem esteja na costa do Oceano Índico. O abissínio pertence a uma das mais antigas raças felinas, embora a sua verdadeira origem seja ainda um mistério, assim como a de tantas outras raças de gatos. O mais provável é quetenha origem na Etiópia, antiga Abissínia, razão do nome da raça. Devido sua semelhança com o gato sagrado do antigo Egito, diz a lenda que este animal teria nascido às margens do rio Nilo. Ramsés II teria pedido ao rei da Abissínia um grupo de gatos que teriam sido levados para o Egito.

De fato, pode ser observado gatos com uma pelagem semelhante à do Abissínio em diversas outras regiões, da Africa, da Europa e da Ásia. O primeiro gato Abissínio foi levado à Europa por Robert Napier, tendo chegado à Grã-Bretanha em 1868.

Descrição e Aparência da Raça Abissínio


A raça Abissínio apresenta uma cabeça grande, ligeiramente em forma de cunha. Tem as orelhas relativamente grandes e pontudas. Os olhos tem formato amendoado, com coloração que incluem o ouro, o verde, avelã ou cobre. A cauda da raça é bastante longa, grossa na base e mais afilada na ponta. O gato Abissínio é extrovertido, ágil, independente e explorador. Trata-se de uma raça de tamanho médio, de corpo forte e ágil, com pernas longas. É um gato tímido, porém muito ativo, brincalhão e inteligente. Aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.

A pelagem do gato Abissínio tem um comprimento médio, é densa e sedosa ao toque. A marcação da pelagem, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem “rajada”. As cores mais comuns para a pelagem do gato Abissínio é avermelhada, chocolate, canela, azul, castanho, lilás e vermelho.
Gato Abissínio

Temperamento da Raça Abissínio

Um gato muito ativo, extrovertido, brincalhão, extremamente curioso e equilibrado. De forte personalidade, é bastante independente embora sociável, afetuoso, meigo e sensível, necessitando de atenção, detesta a solidão. A devoção ao dono é apenas a ele, muito comunicativo e com miados discretos. Essa raça atlética e caçadora necessita de exercício e de espaço, sendo aconselhado um jardim cercado. O gato Abissínio necessita de exercício, pode viver em grandes espaços ou até mesmo em lugares menores, desde que possa exercitar-se com regularidade. Gosta e precisa da atenção e da proximidade de seus donos e familiares. Gatos Abissínios que não se exercitam adequadamente ou que passam muito tempo sem companhia, podem ficar deprimidos. O gato Abissínio é conhecido por seu caráter curioso e tipicamente investigador. É considerado um grande caçador, adora brincar e jogar com seus donos, sendo capaz até mesmo de aprender truques e brincar de bola durante horas seguidas. Caso precise permanecer muito tempo em ambientes menores, é extremamente recomendável que possa interagir e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais. É considerado um bom companheiro para outros gatos e outros animais.

Fonte: Blog Do Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário