terça-feira, 31 de maio de 2016

Raças de Gato: Chartreux


O Chartreux é uma raça francesa de médio porte e pelagem curta. A raça lembra o British Shorthair, por apresentar a mesma cor azul acinzentada da pelagem, característica de ambas as raças. O gato Chartreux, é conhecido por ser um gato silencioso e discreto, menos falador que a maioria dos felinos, mas muito ronronante, sendo que raras vezes se ouve miar. Conhecido pelo seu sorriso enternecedor, demonstra simpatia e docilidade com seus familiares.

Descrição e aparência da raça Chartreux

Com um corpo forte, robusto e porém musculoso, o Chartreux é um gato extraordinário. Apresenta uma cabeça grande e arredondada mas não esférica. O maxilar é forte, as bochechas são cheias, sendo que os machos adultos têm bochechas maiores. A testa alta, macia mas não abaulada. O nariz se apresenta em linha reta com tamanho e largura médios, com um ligeiro stop ao nível dos olhos. O focinho é pequeno se comparado à cabeça, estreito e afilado com ligeiras almofadas. Demonstra uma expressão doce e sorridente. O pelo da raça é de curto à médio, de textura ligeiramente lanosa e com uma cor uniforme desde a raiz. É um pelo fofo, muito macio. A cor é cinza azulada e pode variar entre cinzento mais claro ou mais escuro, apresentando-se uniforme desde a raiz. O brilho do pelo é percebido através das pontas prateadas.

Temperamento da raça Chartreux

Bastante calmo e extremamente tolerante, é bastante dedicado e apegado à sua família, demonstrando um enorme carinho e simpatia. É também sociável, simpático e adapta-se rapidamente às mudanças. O Chartreux é um gato que necessita de muito espaço para se exercitar, pois adora correr pela casa sempre na brincadeira com o seu dono ou com um simples brinquedo. Para ele, um pouco de exercício frenético a um ritmo alucinante, pelo menos uma vez por dia é mais do que suficiente para se sentir o gato mais feliz e alegre do mundo. Adora naturalmente, chamar a atenção e ser acariciado mas não gosta de se sentir preso.

O Chartreux é um gato dócil, afetuoso, amável, brincalhão, com uma forte personalidade e muito independente. Com o seu olhar doce e pelo lanoso, cativa qualquer um logo no primeiro instante. É conhecido por apresentar algumas qualidades típicas de um cão, seguindo o seu dono para onde quer que ele vá e acompanhando-o nos momentos mais alegres e nos mais tristes, também. Demonstra, assim a sua enorme devoção e carinho, podendo ressentir-se bastante numa ausência prolongada do dono.

É considerado um amigo fiel e um ótimo guardião. Apesar da sua aparência calma é dotado de uma extrema inteligência e não dispensa uma bela caçada.
É muito silencioso e sensível, pois não gosta de demonstrar os seus sentimentos, e raras vezes se ouve miar. É o gato menos falador de todas as raças, mas em contrapartida, contempla-nos com os seus eternos e constantes ronronares. Demonstra grande afetividade pelo seu dono, manifestando a sua felicidade e alegria.
No entanto, é importante que seus donos estejam sempre atentos, pois é um gato que prefere sofrer em silêncio.

Os gatos da raça Chartreux são bastante tolerantes e sociáveis, mas preferem viver num ambiente calmo. Não gostam de ruídos estranhos e barulhos altos, e não toleram discussões muito menos gritos, o que pode facilmente assustá-los. É um gato que necessita de muito espaço para se exercitar, pois adora correr pela casa sempre na brincadeira com o seu dono ou com um simples brinquedo. Para ele, um pouco de exercício pelo menos uma vez por dia é mais do que suficiente para se sentir o gato mais feliz e alegre do mundo. Adora naturalmente, chamar a atenção e ser acariciado, mas não gosta de se sentir preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário