segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Especialistas em vulcões preveem grande erupção no Japão

Um novo estudo realizado por vulcanólogos no Japão prevê que uma massiva erupção vulcânica poderá acontecer sem aviso prévio.

O icônico Monte Fuji

Há aproximadamente 3 meses, o Monte Ontake, localizado entre Gifu e Nagano, levou a vida de 57 pessoas após uma erupção.

Agora, os especialistas estão atentos e preocupados com a ocorrência de mais erupções vulcânicas, e que podem ser ainda mais fatais.

De acordo com Yoshiyuki Tatsumi, vulcanólogo da Universidade de Kobe e que analisou dados históricos sobre atividades vulcânicas, a prevista erupção poderá deixar 95 por cento do arquipélago japonês inabitável.

Estatísticas mostram que o Japão tem 1 por cento de probabilidade de sofrer uma grande erupção vulcânica nos próximos 100 anos.

“Uma massiva erupção pode ocorrer em qualquer dia, ou mesmo amanhã”, disse Tatsumi.
Especialistas em vulcões preveem grande erupção no Japão

Caso ocorrer uma massiva erupção vulcânica, 95% do arquipélago poderá ficar inabitável

A última vez que o Japão estava sob uma situação similar foi em 1995, quando tinha 1 por cento de probabilidade de ser atingido por um terremoto. Foi então que um tremor de 7.2 graus destruiu metade da cidade de Kobe, deixando mais de 6 mil mortos.

Com 100 vulcões ativos, o Japão é densamente povoado e está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, uma área onde há um grande número de terremotos e forte atividade vulcânica.

“Estamos sempre nos preparando para possíveis erupções”, disse Hana Kazuya, que faz parte de uma força-tarefa no Monte Fuji.

“Caso o Monte Fuji entrar em erupção, alto-falantes irão emitir ordens de evacuação para mais de 1 milhão de pessoas”, disse Kazuya.

Fonte: The Weather Network e Portal Mie
Imagem: Bank Image


Nenhum comentário:

Postar um comentário