sábado, 22 de dezembro de 2012

Todo Ano Novo, ao menos 100 japoneses morrem engasgados


O mochi, uma massa homogênea feita 100 por cento de arroz, é um ingrediente indispensável na mesa dos japoneses durante o Ano Novo. Ele é servido dentro de uma tradicional sopa chamada zoni, ou ozoni, preparada geralmente nos primeiros dias de janeiro.

O mochi, no entanto, é responsável pela morte de mais de 100 pessoas que se engasgam durante o Ano Novo. A massa adquire uma consistência pegajosa quando é aquecida e pode ficar presa na garganta, se não foi ingerida com cuidado e em pequenas porções.

Não há dados oficiais sobre o número exato de mortes, mas o Ministério da Saúde divulgou haver relatos de pelo menos 100 casos fatais a cada Ano Novo. O problema atinge principalmente idosos, que acabam morrendo antes de serem socorridos.

Segundo um levantamento da Comissão de Segurança Alimentar do Japão, de cada 100 milhões de pessoas que ingerem mochi durante o ano, oito acabam morrendo engasgadas. O índice é bem superior aos casos envolvendo asfixia por bala, por exemplo, com três vítimas.


 

2 comentários:

  1. Querido amigo, eu tenho uma admiração pela cultura, a religião dos japoneses que é levada muito a sério,com seus principios.
    Tiro o chapéu,grata por esta ilustração.
    Venho te desejar um Natal com muita paz,saúde e felicidades,como também para a sua família e seus lindinhos de quatro patas.
    Feliz Natal.
    Bjos.

    ResponderExcluir