quarta-feira, 25 de julho de 2012

Fatos históricos do dia 25 de julho

O bebê de proveta


Em 25 de julho de 1978, nasce na Inglaterra Louise Joy Brown, o primeiro "bebê de proveta". Fruto de dez anos de pesquisa dos doutores Steptoe e Edwards, a fertilização in vitro gerou um bebê de um embrião fertilizado fora do útero materno. Graças a essa técnica, nascem milhares de bebês sadios de mães inférteis.

1567 - Diego de Losada funda a cidade de Santiago de León de Caracas, atual capital da Venezuela.
1868 - Tomada da fortaleza de Humaitá, na guerra do Paraguai.
1898 - Guerra dos Estados Unidos contra a Espanha: tropas norte-americanas desembarcam em Guanica (Porto Rico) e se apoderam de toda a ilha.
1901 - Tem início nas Filipinas uma revolta contra os Estados Unidos, comandada por Emilio Aguinaldo, partidário da independência do país.
1909 - O francês Louis Blériot consegue ser o primeiro piloto a voar os 33 quilômetros de distância entre a França e a Grã-Bretanha, através do Canal da Mancha. Seu avião era o Blériot XI, de fabricação própria.
1934 - Nazistas que queriam a unificação entre a Áustria e a Alemanha assassinam o chanceler austríaco Engelbert Dollfuss.
1943 - Mussolini é derrubado do poder e preso junto com seus colaboradores, após o desembarque aliado na Sicília.
1951 - Entra em vigor uma nova constituição em Porto Rico, que adquire a condição de "Estado livre associado" dos EUA.
1956 - O transatlântico italiano "Andrea Doria" afunda após chocar-se com o barco sueco "Stockholm". Cinqüenta passageiros morrem.
1957 - Proclamação da República na Tunísia, após 250 anos de monarquia.
1962 - Os representantes dos 14 países que participam em Genebra da Conferência de Desarme aprovam a neutralidade de Laos.
1966 - Uma bomba explode no aeroporto de Recife, onde pousaria o avião do marechal Costa e Silva, candidato à sucessão do presidente Castello Branco.
1978 - A seleção argentina ganha o Campeonato Mundial de Futebol.
1978 - Nasce o primeiro "bebê de proveta", a menina Louise Brown, em um hospital britânico.
1979 - Israel devolve para o Egito seis mil hectares da península do Sinai.
1984 - A cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya torna-se a primeira mulher a "caminhar no espaço".
1984 - Morre José Mauro de Vasconcelos, escritor brasileiro.
1991 - O governo da Guatemala e a guerrilha assinam em Querétaro (México) um acordo para garantir a democratização do país.
1994 - O Rei Hussein, da Jordânia, e o primeiro ministro israelense, Yitzhak Rabin, firmam em Washington uma histórica reconciliação, que põe fim a 46 anos de guerra.
1999 - Grande vitória do Polo Patriótico, coalizão de partidos que apóia o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas eleições da Assembléia Nacional Constituinte.
2000 - A Corte Suprema do Chile não aceita os exames médicos pedidos pela dRedação Terrasa de Pinochet, no processo sobre sua imunidade parlamentar.
2000 - Morrem 113 pessoas nas imediações do aeroporto parisiense Roissy-Charles De Gaulle, após a explosão de um Concorde de Air France contra um pequeno hotel.
2001 - O Congresso dos EUA aprova um projeto para a retirada das restrições às viagens de norte-americanos a Cuba.

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário