sábado, 14 de abril de 2012

Fatos históricos do dia 14 de abril


Guerra das Ilhas Malvinas


Em 14 de abril de 1982, a Inglaterra enviou tropas às Malvinas e venceu a disputa contra a Argentina. A Inglaterra e a Argentina começaram uma guerra pelo domínio das Ilhas Malvinas, após o país latino-americano invadir o arquipélago, localizado ao sul do continente. Mas a rendição dos argentinos só veio a ocorrer em junho.

1814 - Um decreto das Cortes Espanholas habilita o Porto de Puntarenas para o comércio exterior, pelo qual se realizaram todas as exportações de café da região de Costa Rica até a segunda metade do século.
1854 - Na cidade de São Salvador, começam a ocorrer abalos sísmicos. Quatro dias depois, a cidade estava quase totalmente destruída.
1865 - A morte do chefe supremo da Guatemala, Rafael Carrera, instaura a guerra civil entre liberais federalistas e conservadores.
1865 - O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, é ferido com um tiro na nuca pelo fanático John Wilkes Booth. Ele morre um dia depois.
1890 - Surge a União Panamericana na Conferência Internacional Americana celebrada em Washington, em que estabelece esta data como Dia das Américas.
1895 - Na primeira partida de futebol disputada no Brasil, o São Paulo Railway vence a Companhia de Gás por 4 a 2. Os dois times eram formados por ingleses que viviam em São Paulo. Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil, jogou no São Paulo Railway.
1907 - Um forte terremoto quase destrói toda cidade de Acapulco, no México.
1908 - O Parlamento da Dinamarca aprova o sufrágio universal e o direito ao voto às mulheres.
1931 - É proclamada a Segunda República na Espanha e a Constituição de um governo provisório precedido por Niceto Alcalá Zamora.
1947 - O transatlântico britânico Queen Elizabeth naufraga próximo à costa de Southampton.
1956 - Charles Ginsberg, Charles Anderson e Ray Dolby fazem a primeira demonstração do gravador de videotape, simultaneamente na Califórnia e em Chicago.
1959 - A cápsula instrumental do satélite científico americano Discover II se desintegra na atmosfera.
1965 - Os Estados Unidos lançam bombas no Vietnã do Norte, causando um número indeterminado de vítimas civis.
1967 - O Mercosul é criado em Punta Del Este, Uruguai.
1970 - A Junta Militar do Peru, encabeçada por Juan Velasco Alvarado, publica a Lei de Minas, que faz parte das reformas econômicas desenvolvidas pelo governo.
1982 - Termina a guerra pelas ilhas Malvinas, que seguem em poder da Grã Bretanha, vencedora na disputa com a Argentina.
1985 - A Aliança Popular Revolucionária Americana ganha as eleições presidenciais e legislativas no Peru. Alan Garcia é o novo presidente.
1986 - Os Estados Unidos bombardearam a Líbia em represália ao apoio do país a organizações terroristas.
1987 - A URSS reata as negociações com a China para normalizar suas relações.
1988 - A União Soviética decide retirar suas tropas do Afeganistão, invadido em 1979.
1988 - Os ministros de Exterior afegão, paquistanês, soviético e norte-americano firmam, em Genebra, um acordo para solucionar o conflito no Afeganistão, junto ao secretário geral da ONU, Javier Pérez de Cuéllar.
1988 - O Papa João Paulo II se opõe à chamada eutanásia neonatal.
1992 - O trem de Alta Velocidade faz uma viagem experimental, entre Madri e Sevilha, sendo o mais rápido e moderno dos trens que circulam na Espanha.
1993 - Um vendedor dos Estados Unidos ganha US$ 1 milhão, por ter acertado um arremesso de trás do meio da quadra, no intervalo de um jogo da NBA.

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário