sexta-feira, 23 de março de 2012

Plantas que Curam: CIPÓ CRUZEIRO - Chiococca alba


Descrição : Planta da família das Rubiaceae. Também conhecida como cainca, cainana, caninana, cipó cruz, purga preta, raiz preta, raiz fedorenta. Encontrada em todo o Brasil É um arbusto de raízes castanhas e rugosas externamente e vermelhas internamente de 2 a 4m de altura. As flores são branco-amareladas e o fruto é branco com duas sementes, semeIhantes as do cafe.
Parte utilizada: folhas, caules, flores, raízes.
Habitat: E natural da Amazonia ocorrendo no Cerra-do e America central tambem, principalmente nos estados da bahia e Minas Gerais.
Historia: E usado pela populagao indigena e ribeiri-nha dessas regioes ha centenas de anos. O decocto dessa planta, muito amargo e acre, e usado tambem pelos caboclos contra o veneno de cobras. Faz parte da farmacopeia homeopatica.

Princípios Ativos: ácido chiocotânico, ácido caincico, ácido caínquico, ácidos graxos, alcalóides, caincetina, caincina, chiococina, óleos essenciais, resinas.

Propriedades medicinais: anti-inflamatória das vias urinárias, anti-ofídica, anti-reumático, diaforética, diurético, emenagoga, laxativa, pulmonar.

Indicações: articulações inchadas, inchaço das pernas, nevralgias, palpitação nervosas, retenção de urina, reumatismo articular e muscular.

Contra-indicações/cuidados: deve ser evitada por gestantes.

Efeitos colaterais: posível diarréia, náusea.

Modo de usar:
- decocto das cascas da raiz: tosses, rouquidão, bronquite, asma, angina, laringite, doenças do aparelho urinário, prisão de ventre, hidropisia, dartros, dores reumáticas, sífilis.
- decocção de 10 g de raiz em um litro de água por 15 minutos. Beber duas ou três xícaras por dia: colesterol, diabete, dores reumáticas, dores nas pernas, edemas, emagrecer, escassez de urina, inchação das pernas, ingurgitamento abdominal, prisão de ventre, retenção de urinas, reumatismo.
- infusão com 10 g de pó de raízes para 1/2 litro de água.
Posologia: Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de agua) de raizes em decocto ate 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs; Criangas de 2 a 5 anos: 2ml 3 vezes ao dia, as refeigoes; De 5 a 8 anos: 3ml 3 vezes ao dia, as refeigoes; De 8 a 12 anos: 4 ml 3 vezes ao dia, as refeigoes; Criangas: posologia por peso corporal: 0,4ml/Kg/dia com intervalos menores que 12 hs. Interacao medicamentosa: Por ser rica em salicilatos, potencializa a agao da aspirina e e outros anti-inflamatorios que bloqueiem a agao das prostaglandinas e dos antiadesivos-plaquetarios.

http://www.plantasquecuram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário