segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Plantas que Curam: CASTANHA DA ÍNDIA - Aesculus hippocastanum



Descrição : Planta da família das Fagáceas. Árvore de grande porte, com caule ereto, cilíndrico e ramificado, de copagem densa e regular. Cresce e se desenvolve rapidamente, chegando a atingir até 25 metros de altura e 80 centímetros de diâmetro na base. As folhas são opostas, com longos pecíolos e se compõem de 5 a 7 folíolos de tamanho variável, que se alargam para o ápice e terminam em ponta abtusa. As flores são brancas e amarelas, com manchas ráseas ou vermelha. O fruto é uma cápsula esverdeada, espessa, eriçada de espinhos curtos, com sementes alvas e carnosas, revestidas de tegumento vermelho-castanho. Devido ao seu porte majestoso e beleza, é cultivada nos parques e jardins das cidades européias, onde há exemplares com mais de 250 anos. O seu plantio é feito por semntes e adapta-se a qualquer tipo de solo e clima. As sementes são colhidas quando da abertura espontânea das cápsulas.

Partes utilizadas : Sementes.

Origem : Acerdita-se que é oriunda da Índia e da Pérsia, mas na verdade é originária dos Bálcãs, e foi levada à europa no século XVI.

Modo de Conservar : As sementes devem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em recipiente de vidro ou de porcelana. Após a secagem, pode ser transformada em pó.


Principios Ativos : Saponinas triterpênicas; flavonóides; cumarinas; vitaminas; ácidos graxos; taninos; fitosterol; açúcares.

Fragilidade capilar; circulação venosa deficienete; fragilidade venosa, em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de café do pó e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá , 2 vezes ao dia.

Fragilidade capilar; circulação enosa deficiente; fragilizade venosa, hemorróidas externas e internas. fissuras e fístulas anais, coloque 1 colher de sopa de pó em 1 xícara de chá de ácool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher de caf, diluído em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.

Hemorróidas externas e internas; fissuras ou fístulas anais; oxíuros, coloque 1 colher de sopa de pó e 3 colheres de sopa de folha da carrapateira fatiadas em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Faça banhos de assento, 2 vezes ao dia.


Contra-indicações/cuidados: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Efeitos colaterais: não há relates, nas doses terapeuticas indicadas. Paciêntes sensíveis podem apresentar irritação da mucosa gastrointestinal, nauseas; diminuição da função renal em portadores de insuficiência renal pré-existente. A administragao de aescina isolada hintra-venosa pode causar reação anafilatica.

Estudos clinicos: A eficácia e seguranca do extrato das sementes comparado com o uso de bandagens e meias elasticas mostrou-se semelhante mas o desconforto causado pelas segundas e incomparevelmente maior (Diehm, 1996); Houve eficácia na diminuição do edema por insuficiência venosa em mulheres grávidas, como também redução de dores, fadiga, distensão e prurido. (Steiner, 1990); A castanha age na insuficiência venosa crônica, peso nas pernas, caimbras noturnas, prurido e distensao nas pernas, age no edema pos-traumático e pós-operatório, eczema, hemorroidas, flebites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário