quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Plantas que Curam: CAQUI - Diospyros kaki






Descrição : da família das Ebenaceae. Também conhecida como caquizeiro. Árvore de folhas caducas, alternas, ovais, acuminadas, duras, glabas, brilhantes na parte superior e ligeiramente pubescentes na inferior, cobrindo-se de matizes amarelos e vermelhos, quando estão para cair. As flores são masculinas e femininas. Os frutos taninosos ou não taninosos, têm formatos e cores variados, de acordo com o cultivo. Podem ser globosos, deprimidos ou cônicos, de casca membranosas e nas cores amarela e vermelha. A polpa no fruto quando maduro é mole, doce e de sabor agradável. O fruto taninoso, quando verde, em virtude sua propriedade adistringente, possui um sabor muito desagradável. É uma árvore de clima temperado, mas se adapta em em regiões tropicais em altitudes acima de 1ooo metrôs. Prefere os climas úmidos, de média temperatura, embora existam variedades que se dão bem em lugares quentes. Tem um melhor desenvolvimento em solo silíco-argiloso, profundo e bem drenado. Os frutos devem ser colhidos após a queda das folhas.
Partes utilizadas : casca do tronco, folha, fruto e cálice do fruto.
Modo de conservar : O fruto deve ser consumido maduro e guardado em geladeira. A folhas e o fruto também podem ser secos à sombra e a casca do caule fatiada, ao sol.
Origem : Ásia (China e Japão).
Princípios Ativos : Frutos, taninos, açúcares, pectinas, proteínas, sais minerais, lipídeos, vitaminas A; folhas, taninos, pigmentos,açúcares e sais minerais; Cascas do tronco, taninos, açúcares e sais minerais.

Propriedades medicinais: alcalinizante, antioxidante, estomáquica, fortificante, laxante, nutritiva, tônica.

Indicações: catarro da bexiga, constipação intestinal, febre, fígado, estômago, tuberculose, vias respiratórias.


Utilização :

Diarréia : amasse muito bem 1 caqui maduro e sem casca e 1 banana-ma. Coma como único alimentos durante 2 ou mais dias. Por regra, a diarréia vede desaparecer com esta dieta.
Aumento da próstata com infecção urinária : coloque 1 punhado de folhas verdes fatiadas em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, coe e acrescente esse líquido em uma bacia com água morna. O paciente deve sentar nessa bacia com as pernas e o tronco para fora. A duração do banho é de 15 minutos e o paciente deve tentar esvaziar a bexiga nessa água.
Cicatrizante de feridas : coloque 1 colher de sopa de casca do tronco bem picada em 1 copo de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. faça aplicações na parte lesada com um chumaço de algodão ou pano. Repetir, de 2 a 3 vezes ao dia.
Laxante; nutritivo; alimento energético : amasse 6 caquis maduros, sem casca, com 1/2 quilos de açúcar. Acrescente o suco de 1/4 limão. Leve ao fogo brando por mais ou menos 20 minutos, mexendo constantemente,a até adquirir consistência de geléia. Utilize esta geléia. no pão ou torradas, no café da manhã.
Contra-indicações/cuidados: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Um comentário:

  1. Nossa quantas coisas boas que essa fruta faz pelo nosso organismo.

    Mais...

    É mais uma coisa que não GOSTO!!rsrs

    Fazer o que, nem tudo é perfeito.

    Por ai o caqui também é em lata??rs

    Beijos de morango.
    Lua.

    ResponderExcluir