quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fatos históricos do dia 23 de fevereiro


1525 – Morte do Marechal francês Jacques de la Palice, na Batalha de Pavia.
1766 – Com a morte de Estanislau Lesczcynski, duque de Lorena, esse território é incorporado à França.
1797 – Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter que servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens.
1812 – Invasões Francesas: Napoleão Bonaparte renega a Concordata com o Papa.
1814 – Invasões Francesas: Vitória de Napoleão Bonaparte sobre a guarda-avançada do Exército prussiano, comandado por Blucher. Os aliados tentam negociar uma suspensão das hostilidades com Napoleão.
1823 – Rebelião, em Portugal, contra-revolucionária do general Conde de Amarante, e de outros oficiais afastados do poder em finais de 1820.
1847 – Batalha de Buena Vista, no México, em que as tropas americanas, comandadas pelo general Zachary Taylor, derrotam as forças mexicanas comandadas pelo general Antonio López de Santa Ana (Guerra Mexicano-Americana).
1861 – O Presidente dos EUA, Abraham Lincoln (foto), chega secretamente a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido um atentado fracassado, em Baltimore.
1901 – Fundação do Instituto Butantã (São Paulo)
1905 – Denunciado, em Portugal, o contrato do monopólio do tabaco, detido pela Companhia de Henri Burnay, desde 1891. A concessão será renovada, fixando-se a renda fixa de 6520 contos de reis, por 25 anos, e sem hipótese de alteração.
1911 – Os bispos portugueses contestam as medidas anticlericais da I República: A expulsão das congregações, a Lei do divórcio, a criação do registo civil e o fim do juramento religioso nos tribunais.
1916 – Primeira Guerra Mundial: Portugal apreende os navios alemães nos portos portugueses, para serem «colocados ao serviço da causa luso-britânica».
1917 – Primeira Guerra Mundial: O segundo contingente do CEP (Corpo Expedicionário Português) parte para França.
1919 
- Formação do partido fascista italiano por Benito Mussolini.
- Fundado o jornal A Batalha, em Portugal.
1944 – Criado, em Portugal, o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo, novo nome do Secretariado da Propraganda Nacional, na dependência directa de Oliveira Salazar.
Segunda Guerra Mundial: Estaline obriga 1 milhão de tchechenos ao exílio e dissolve a república, acusando-a de colaboração com a Alemanha nazi.
1945 – Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira americana que é fotografada por Joe Rosenthal.Essa famosa foto ganharia o prémio Pulitzer.
Segunda Guerra Mundial: Manila nas Filipinas é libertada pelo exército americano
1954 – O imunologista norte-americano, Jonas E. Salk, apresenta a vacina para a Poliomielite.
1956 – Nikita Kruschev ataca a veneração a Josef Stalin como um culto da personalidade.
1961 – O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de António de Oliveira Salazar.
1961 – Che Guevara é nomeado Ministro da Indústria de Cuba.
1981 – Tentativa de golpe militar na Espanha com a tomada do parlamento.
1991 – Guerra do Golfo: Após um mês de campanha aérea, as forças aliadas lançam uma ofensiva terrestre contra o exército do Iraque.
1992 – António Guterres é eleito secretário-geral do Partido socialista, no X Congresso do partido.
1993 – Atentado terrorista no World Trade Center.
1994 – O Parlamento russo perdoa os participantes de uma rebelião armada contra o Presidente Boris Yeltsin, em 1991.
1997 – Ali Hassan Abu Kamal, um professor palestiniano, mata 1 pessoa e fere outras 6 ao abrir fogo no 86º andar do Empire State Building, na cidade de Nova York, suicidando-se de seguida.
O semanário britânico Observer noticia a existência da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado, nascida a 5 de Julho de 1996, no Instituto Roslin, em Edimburgo.
1999 – O líder curdo Abdullah Öcalan é acusado de traição na Turquia.

Mitologia romana

Império Romano antigo: Festival da Terminália, consagrado ao deus Términus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário