segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Plantas que Curam: BETERRABA - Beta vulgaris


Descrição : Da família das Chenopodiaceae. Herbácea com raiz grossa e carnosa, de coloração púrpura. As folhas são verdes e avermelhadas, e se inserem em um único ponto, na porçào apical da raiz grossa. Essas folhas são bem desenvolvidas e sustentadaspor um pecíolo longo, carnoso de cor púrpura. As flores sào terminais e dispostas em espigas e as sementes pequenas e arredondadas. Sua reprodução é por sementes em solo fértil, drenado e com pouca acidez. As sementes devem ficar imersas em água durante a noite e no dia seguinte semeadas em canteiros.Após a germinação, as mudas mais vigorosas devem ser transplantadas para local definitivo. Para que as raízes não fiquem expostas, a terra deve estar sempre amontoadas ao redor da planta. A variedade de beterraba cuja a raiz e de cor branca, tem o seu cultivo na Europa, para a produção de sacarose, isto, desde a época de Napoleão.

Partes utilizadas : Raiz e talos.

Origem : Europa e Ásia, tendo se adaptado muito bem no Brasil, preferindo as regiões de clima temperado.

Modo de conservar : Raízes cruas conservam-se por muioto mais tempo. Podem ser também assadas no forno, e após guardadas em lugar fresco e seco. Os caules com as folhas podem ser consumidos frescos ou cozidos.

Princípios Ativos: saponisídeos, fitosterol, betaína, leucina, tirosina, betacianina, beta carotenos, vitaminas A, C e do complexo B e C, sódio, potássio, zinco, magnésio, flúor, ferro, cloro, silício, manganês e fósforo. Cada 100 gramas da raiz possui 48 calorias, enquanto 100 gramas das folhas contêm 32 calorias.

Propriedades medicinais: antitumoral, digestivo, diurético, emoliente, estimulante digestiva e hepática, hepato-protetor, nutritiva, rejuvenescedora, tônico cadiaco.

Indicações: afecção do fígado, anemia, artrite, auxiliar a digestão, câncer, contribuir para uma melhor tolerância a outros medicamentos anticancerígenos, descongestionar as vias urinárias, diverticulite, dismenorréia, eliminar ácidos no organismo, fortalecer os dentes e gengivas, fortalecer tendões, fraqueza orgânica, hepatite, hipoglicemia, inflamações, leucemia, limitar o crescimento de tumores malignos, lumbago, machucaduras, melhorar a diurese, obstipação intestinal, prevenir lesões provocadas pelas radiações, preventiva de problemas de próstata, preventivo de resfriados e gripes, prisão de ventre, purificar e renovar o sangue; regularizar o funcionamento do estômago, vesícula, fígado e rins; reumatismo, toxemia.

Contra-indicações/cuidados: as folhas da beterraba (ricas em ácido oxálico, que pode formar cristais no organismo), não são indicadas para pessoas com artrite ou pedras nos rins.

Modo de usar:
- consumida "in natura" em sucos e saladas: prisão de ventre, fraqueza orgânica, reumatismo e artrite e preventiva nos problemas de próstata; principal ingrediente da famosa Borscht, sopa russa riquíssima em ferro; frita e na forma de picles;
- batida com iogurte, como máscara facial contra a acne;
- crua, misturada com mel: xarope para crianças;
- folhas frescas e amassadas: machucaduras e inflamações.

Anemia : lave muito bem as raízes cruas bem amduras. Descasque, fatie ou rale. Acondicione em um recipiente e polvilhe com açúcar cristal. Deixe em repouso por 30 minutos. Coma 1 colher de sopa, antes das principais refeições.

Contusão. eczemas; flebite : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas e caule fatiados e acrescente 1 colher de sopa de mel. Ammase bem, triturando até obter uma massa pastosa. Estenda sobre um pano ou gaze e aplique sobre a parte afetada. Cubra com outro pano e mantenha aquecido. Deixe esse cataplasma atuar durante a noite. Aplique várias noites até o desaparecimento do sintoma.

Prevenção de resfriados e gripes : lave muito bem a raiz crua madura. Descasque, fatie ou rale e acrescente o sumo de 1 limão. Coma 1 colher de sopa, antes das principais refeições, aos primeiros sintomas de gripe ou resfriado, ampliando assim a resistência natural do organísmo. Previne contra o vírus.

Posologia: Adultos: A raiz crua, como salada, nas hepatites, constipação intestinal e afecções endócrinas. No decocto, são utilizadas - a raiz com a casca; Suco da raiz, fresca, preferencialmente centrifugado, 1 xícara 3 X ao dia, nas anemias, clorose, afecções cardíacas , reumatismos e artrites. Este suco é diurético, refrescante, descongestionante das vias urinária, fortalece os tendões; Decocto de 1 raiz - 1 xícara de chá 3 X ao dia, para cálculos renais; 10g de sementes(orgãnicas) em decocoto para os mesmos usos. As folhas e talos podem ser utilizados como valioso alimento. O emplastro das folhas frescas também se aplica topica-mente em escoriações, flebites e inflamações da pele. Com a raiz também se prepara o xarope frio de rodelas finas de 1 beterraba maceradas em mel por uma noite. Após a filtragem, a do

Farmacologia: Rica em ferro e cobre, ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e na formação de plaquetas. Estimulante natural das funções cardíacas, pela grande presença de potássio e manganês. A presença do manganês estimula e fortalece as glândulas supra-renais, gonadais, hipófise, pineal, tireóide e para-tireóide, supra-renas e demais glândulas de função endócrina. A presença de zinco garante o metabolismo dos tecidos cerebrais. A betaina mostrou em testes com cobaias efeito hepato-protetor prevenindo o depósito de gorduras no fígado.

4 comentários:

  1. Ela é tão boa pra saúde do corpo, que tenho que aprender a gostar, (eca), rsrsrs.
    Não consigo comer a bendita beterraba,rsrs.
    Boa semana querido amigo.
    Beijos de flores.
    Lua.

    ResponderExcluir
  2. Kakakaka só vc amiga!!!
    Eu amo beterraba!!!!
    Pena que aqui só tenha enlatada!!!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Tive que voltar nessa postagem.
    Enlatadas?????Mais o que é isso????
    Nunca ouvi falar, rsrs.
    Para o meu gosto pessoal, já não como ela fresca, enlatada então nem vou comentar. eca,eca.
    Tenho verdadeiro horror de enlatados!!!!
    Mais tenho consciência que em alguns lugares, determinado alimento só assim mesmo, sinto muito por você gostar tanto e ter que "abrir a latinha", rsrs.
    Isso tudo é só pra relaxar, hoje meu Pai faz o exame, e só a noite vou ter notícias, por aqui ainda são 09:20 da manhã.

    Beijos de beterrada, rsrs.
    Lua.

    ResponderExcluir
  4. Kakakakakaka
    Só vc amiga!!!!
    Bom, mandei a imagem da latinha por e-mail e sei que já recebeu rs
    É a vida... rs
    Tem que comer assim mesmo...
    Como diz o velho ditado: "Quem não tem cão, caça com gato"....
    Kakakakakaka

    Beijossssss rs

    ResponderExcluir