sábado, 24 de dezembro de 2011

Plantas que curam: BANANA - Musa cavendishi , Musa paradisiaca e Musa sapientun


Descrição : É considerada uma erva gigante. O caule é um rizoma subterrâneo. A parte aérea é constituida quase que exclusivamente de folhas cujas bainhas superpostas formam um pseudocaule.Por dentro, o pseudo caule é percorrido por um eixo que representa o pendúculo da inflorecência, que é complexca, pois na metade as flores são híbridas. Na extremidade somente são masculinas e na parte basilar femininas, que vão constituir o cacho de fruto que, de acordo com a variedade cultivada, não tem sementes. A banana maçã é a mais aprecida em razão do seu sabor doce e agradável e o aroma lembra uma maçã. Apresenta concreçõs na parte carnosa que se torna endurecida, o que desvaloriza. A banan nanica é de pouco crescimento, mas de grande produção e frutos maiores, com cachos de cerca de 50 bananas, sendo a mais rendosa. O fruto da banana ouro é pequeno, e a polpa branco-creme ou amarelo-ouro é doce e perfumada. Tem a casca muito fina o que torna um empecilho para a exportação. A banan prata tem a polpa branca brilhante na periferia e creme-claro no centro, sendo a casca fina e amarela, quando madura. O cacho contêm de 6 a 8 pencas de 50 a 90 frutos, pentaquinados e de extremidades pontudas. a banan figo, também denominada banana marmelo, é um fruto grosso, com polpa dece e macia, de cor ceme-pálida, muito saborosa quando madura. a casca e grossa.

Partes utilizadas : Pseudo-caule flor e frutos.

Modo de Conservar : O caule,a flor e o fruto devem ser utilizados frescos. Pode também ser utilizado o pó da polpa do fruto,, que deve ser seco ao sol e armazenado em vidros bem vedados. para esse fim, esquente ligeiramente no fogo uma banana nanica verde com a casca. Retire em seguida a casca e corte a polpa da banana em rodelas finas, usando uma faca de aço inoxididável ou de bambu. Deixe as rodelas secando ao sol ( não pode tomar chuva ), durante uma semana. Triture em um pilão as rodelas secas, para transformar em pó grosseiro.


Origem : Índia e foi introduzida na África e Américas pelos colonizadores.

Indicação e utilização: Úlceras da pele; dermatites; queimaduras de sol, coloque em um recipiente de louça, vidro ou porcelana a polpa de 1/2 banana nanica madura ou verde, e de uma fatia da polpa branca da babosa fresca. amasse bem até formar uma pasta homegênea. Aplique a pasta no lacal afetado. deixe agir por uma hora e, em seguida, lave com água fria. Diarréia - coloque uma colher de sopa de grão de arroz em 1 xícara de chá de água. Cozinhe até amolecer o arroz. Coe e acrescente ao líquido obtido 1 colher de sobremessa de p´de polpa de banan e adoce, se quiser. Tme toda vez que for ao banheiro. Para crianças somente meia dose. Feridas e escarras - Corte rente ao chão o caule da bananeira ( nanica ). escave um buraco no local cortado, acrescente açúcar cristal e cubra com plástico ou papel manteiga. deixe em repouso po ruma noite. No dia seguinte, retire o líquido xaroposo formado e apliqui no local afetado, sob a forma de compressa, 2 vezes ao dia. Deixe agir por 15 minutos e em seguida, lave com água fria. Fraqueza pulmonar; resfriados; tosse crônica; tosse de fumante; bronquite crônica - coloque 6 flores de bananeira em 1 xícara de cafá de água. leve ao fogo e ferva por 5 minutos. Coe a acrescente 2 xícaras de cafá de açúcar cristal. Volte novamente ao fogo até dissolver o açúcar. tome 1 colher de sopa, de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar soemnte metade da dose. O seu consumo deve ser rápido, por nã conter conservantes.

Principios Ativos : Glocose; frutose; sacarose; amido; proteínas; vitaminas; sais minerais; taninos.

Contra-indicações/cuidados: Planta segura, alimento, mas pelo seu alto teor de açúcar deve ser evitada por diabéticos.

Farmacologia: Tanto a espécie paradisíaca (geralmente chamadas bananas - comidas cruas maduras) quanto à espécie plantain (geralmente um nome composto: banana-da-terra, banana- figo - comidas cozidas) tem mais valor alimentar que medicinal. E, fato desconhecido para muita gente, o fruto verde tem mais aproveitamento como alimento que o maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário