sábado, 12 de novembro de 2011

Plantas que curam: ALCARÁVIA Carum carvi


Descrição : Planta da família das Apiaceae, também conhecida como cominho, cariz, cominho-armênio, alcaravea, alcarovea, alquirevia, cominho de montanha, cominho dos prados, cominho-romano, cuminho. É uma planta bianual que cresce até 60 centímentros de altura, com folhas delicadamente recortadas e umbelas de peuqenas flores cuja tonalidade vai do branco ao violeta-claro.

Parte utilizada: folhas, frutos, raízes.
Curiosidade : Algumas curiosas crenças antigas sobre a alcaravia são preservadas até hohje. Diziam que evitava o extravio de galinhas e de pombos e fazia parte das poções contra a infidelidade.
Origem : Antigamente, era usada pelos árabes, que a introduziram na Espanha.

Princípios Ativos: carvona, óleo essencial.

Propriedades medicinais: antiácida, antiflatulenta, anti-helmíntica, aperiente, aromática, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, estomáquica, galactagoga, laxante, purgativa.

Indicações: afecção do estomago, cólica ventosa, dispepsia, dor dos nervos, estimular a secreção de leite das lactantes, febre, gases, regular as funções glandulares e respiratórias e equilibrar o processo hídrico, vermes. As sementes eram utilizadas, como agora, em pães e bolos. O óleo das semntes é empregado no preparo do kummel e de outras bebidas alcoólicas.

Contra-indicações/cuidados:e m grandes quantidades pode ser tóxica (carvona).

Modo de usar:
- raízes cozidas podem ser consumidas como um vegetal;
- no preparo de carnes, molhos, aromatizar pães, queijos, sopas e doces; as folhas tenras picadas para temperar saladas; com batatas cozidas ao vapor, suflê de batatas e saladas de pimentão; para temperar carne em geral, especialmente de porco;
- infusão ou decocção dos frutos a 5%. Dose máxima diária: 200 ml;
- extrato fluido. Dose máxima diária: 10 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário