sábado, 15 de outubro de 2011

Plantas que curam: AÇUCENA - Lilium candidum





Descrição : Planta da família das Aloeaceae, também conhecida como cajado de São José, cebola cecem, copo de leite, lírio branco, lírio dos poetas. Flor cultivada em quase todos os jardins do mundo, é uma planta do gênero Lilium , um dos lírios verdadeiros. Ao contrário lírios, tem uma roseta basal de folhas durante o inverno que morrem no verão. A haste floral tem geralmente de 1 à 2 metros de altura, às vezes até 2 metros de altura, surge no final da primavera e tem flores perfumadas no verão. As flores são brancas com grandes pétalas, vermelha amarela na base.

Origem : Pérsia e da Síria.

Propriedades medicinais: diurética, emoliente.

Indicações: contusão, dor de ouvido, espasmo, mancha cutânea, queimadura, úlcera.

Contra-indicações/cuidados: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Efeitos colaterais: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Modo de usar : Seu bulbo é cozido no leite, amassado e misturado com banha de porco, constituindo uma cataplasma emoliente.. As pétalas fervidas em aguardente e aplicadas superficialmente sobre feridas ajudam na cicatrização. As pétalas embebidas em azeites de oliva são eficientes contra queimaduras ligeiras.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/indice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário