quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Plantas que curam: Abeto


Descrição : Árvore que atinge até 50 metros de altura. Tem a casca lisa, acinzentada e curiosamente produz flores "masculinas" e "femininas".. Produz pinhas que ao amadurecer liberam pinhões e escamas. É também conhecido como pinheiro do canadá e abeto branco.

Origem : Montanhas Europeías. Europa Central - Meridional e nos Pirenéus, na região do Canadá (América do Norte) existem algumas espécies similares e com as mesmas propriedades.

Indicações : Revulsiva, balsâmicas, expectorantes, analgésica e anti-sépticas, especialmente das vias respiratórias.

Dosagem : Inalação ou ingestão de doses excessivas de terenbintina pode produzir irritação do sistema nervoso, sobretudo em crianças.

Principios Ativos : óleo essencial (linoneno, alfa-pineno), glicocídeos, essência de terebentina, pró-vitamina A e tanino.

Toxicologia : Não indicado para quem faz regime de emagrecimento ou manutenção de peso. Por ser muito calórico e gorduroso.

Aromaterapia : Aroma de floresta relaxante, Auxilia na adaptação em fases de perdas e mudanças. Trata alergias, equilibra as supra renais.

Modo de Usar :

Interno: 3 colheres de gomos para um litro de água à ferver. Deixe repousar por 10 min. e tome 1 chávena 3 vezes ap dia. Essência de terebentina, tomam-se entre 3 a 5 gotas também 3 vezes ao dia. Não exceder esta dosagem.

Uso externo: Juntam-se algumas gotas na água do banho de imersão e isso alivia dores reumáticas. Os banhos de vapor atravéz de inalações estão indicados para asma.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/indice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário