quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novo monumento cerimonial encontrado perto de Stonehenge

Turistas olham o monumento Stonehenge em Salisbury Plain, na Inglaterra 
(Foto: AP Photo / Dave Caulkin)

Cientistas na Grã-Bretanha encontraram as fundações de uma segunda estrutura circular a poucas centenas de metros do Stonehenge, um dos monumentos mais famosos do mundo, conforme divulgado nesta quinta-feira (22).

O propósito da estrutura ainda é um mistério, assim como Stonehenge. Segundo o arqueólogo Tim Darvill, envolvido em escavações recentes no local, as pedras do monumento, assim como as construções adjacentes já representaram, no passado, o maior espaço cerimonial da Europa.

"Essa nova descoberta mostra quanto ainda temos para aprender e quão extenso o Stonehenge é", afirma Darvill. Os novos vestígios datam do período neolítico

As fundações estão a 900 metros do monumento original e também compõem um anel de pedras, confirma um mapeamento feito pela Universidade de Birmingham, liderado pelo especialista Vince Gaffney.

Poços profundos também são encontrados, preenchidos com terra, provavelmente para dar suporte a um círculo de varas de madeira, conforme explica Gaffney. O arqueólogo também acredita que a descoberta é a mais relevante no sítio nos últimos 50 anos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário