terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tóquio tenta evitar que idosos morram sozinhos em casa


Um em cada quatro japoneses tem mais de 65 anos, e esse envelhecimento da população significa também que cada vez mais idosos morrem sozinhos, e seus corpos só são descobertos depois de vários dias.

Mas, agora, autoridades locais e entidades como os Correios estão se associando para acompanhar a situação dos idosos, aumentar o contato humano deles e melhorar suas vidas.

O distrito de Shinagawa (Tóquio), onde no ano passado pelo menos 25 idosos morreram sozinhos nas suas casas, iniciou este mês uma parceria com os Correios para que os carteiros entreguem cartões periódicos de cumprimentos aos maiores de 65 anos - uma forma de verificar se eles estão bem, e se nada está faltando na casa deles.

Em caso de problemas, os carteiros vão encaminhar os idosos para um órgão municipal, que se necessário acionará hospitais ou outros órgãos de bem estar social.

No ano passado, 4,6 milhões de idosos viviam sozinhos no Japão. O número de idosos que morreram sozinhos nas suas casas aumentou 61 por cento entre 2003 e 2010, chegando a 2.194, segundo o Departamento Bem Estar Social e Saúde Pública de Tóquio.

Por causa da arraigada relutância dos japoneses em interferir na vida alheia, muitos idosos podem passar vários dias sem falar com ninguém. Outro problema é o gradual rompimento com as tradições de respeito aos idosos e dos fortes laços comunitários, o que resulta num crescente isolamento, segundo especialistas.

foto
O número de idosos que morreram sozinhos aumentou 61% entre 2003 e 2010
Reuters

Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário