quinta-feira, 16 de junho de 2011

Google anuncia busca por imagem


Sabe quando você vê uma foto de uma atriz bonita, quer saber mais sobre quem ela é e não há nenhuma legenda para ajudar a procurar essas informações? A nova ferramenta que o Google anunciou nesta terça-feira (14) no evento “Inside Search” em San Francisco, Estados Unidos, pode solucionar seu problema. Trata-se do novo recurso de pesquisar por imagem, possibilitando encontrar resultados baseando-se apenas em figuras, sem a necessidade de digitar algum termo.

A ferramenta funciona de maneira semelhante ao Google Goggles, que realiza buscas em smartphones Android e no iPhone por meio de fotos tiradas pelo aplicativo. A diferença é que, além de funcionar agora também via desktop, o recurso permite procurar a partir de um link de uma imagem hospedada em algum site ou mesmo ao arrastá-la para o campo de pesquisas no images.google.com. Claro, ainda é possível tirar uma foto caso tenha uma webcam ou algum dispositivo de captura conectados.


A novidade está sendo lançada nesta terça-feira em 40 línguas, incluindo o português do Brasil, mas há também extensões para os navegadores Chrome e Firefox que permitirão realizar essas buscas mais rapidamente ao clicar com o botão direito do mouse e escolher a função. No entanto, o recurso – assim como as buscas por voz em desktops e o Google Instant Pages, também anunciados no evento – só estará disponível na quarta-feira (15).

Para saber mais sobre as ferramentas, o Google criou uma página dedicada ao Inside Search, que pode ser acessada clicando aqui, contendo informações, dicas e novidades sobre novas tecnologias incorporadas aos mecanismos de buscas. Se preferir, baixe as extensões para Chrome e Firefox. “Estamos distantes do sonho de acesso verdadeiramente instantâneo ao conhecimento”, filosofou Amit Singhal, funcionário da gigante da internet, no blog oficial da empresa. “Mas estamos no nosso caminho para ajudar você a realizar esse sonho”, completou.

Via: Official Google Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário