segunda-feira, 13 de junho de 2011

Doenças do homem em animais de estimação





Cães e gatos adultos e de raça definida são os mais afetados


Quem pensava que câncer, catarata e até mesmo diabete só atingiam homens e mulheres pode ficar surpreso com a manifestação desses males em seus animais de estimação.

Cães e gatos idosos e de raça definida são os que apresentam essas doenças com maior freqüência e com sintomas similares aos dos homens. Conheça algumas das doenças mais comuns e saiba como detectá-las:

• Câncer de mama: surgimento de um “caroço” e alterações no aspecto da pele na região das mamas.

• Alergias: coceira intensa sem motivo aparente, inchaço e vermelhidão da pele.

• Problemas de coluna: prostração, dificuldade de se movimentar, sensibilidade local e paralisia parcial ou total dos membros.

• Catarata: perda gradual da visão e fundo do olho esbranquiçado.

• Doença periodontal: mau hálito, inflamação da gengiva, tártaro e mobilidade dos dentes.

• Diabetes: sede e fome exacerbada, eliminação de muita urina e emagrecimento progressivo.


Tratamentos

“Alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e asseio pessoal e ambiental, aliados a uma herança genética privilegiada são fatores importantes para evitar o surgimento precoce dessas doenças”, afirma o veterinário Dalton Ishikawa. Porém, se o animal já apresentar alguns dos sintomas citados, os tratamentos são, basicamente, os mesmos da medicina humana, pelo fato de cães e gatos também serem mamíferos. Segundo o veterinário, medicações alopáticas, homeopáticas, cirurgias, fisioterapia, quimioterapia e acupuntura são os recursos mais utilizados.

Fonte: http://www.nippobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário