quarta-feira, 8 de junho de 2011

Castração x obesidade





A castração dos animais de estimação já se tornou uma questão de saúde pública no Brasil, tendo em vista a quantidade de bichos abandonados e mal tratados nas ruas. Sem contar que o procedimento cirúrgico, além de evitar a procriação, tende a diminuir a agressividade e prevenir doenças graves do aparelho reprodutor – como problemas de próstata nos machos, tumor de mama, infecção no útero e até gravidez psicológica nas fêmeas. Mas vale um alerta para cuidados importantes após a castração, que irão garantir mais qualidade de vida e longevidade aos pets.


De acordo com a médica veterinária da PremieR pet, Keila Regina de Godoy, a principal preocupação deve ser com a manutenção do peso, pois as mudanças hormonais acarretadas pela castração geralmente resultam em um comportamento mais sedentário, facilitando a instalação da obesidade. “Diante desse fator crítico, a alimentação passa a ter um papel central e deve visar o controle de calorias”, explica Keila, reforçando que não é necessário qualquer tipo de suplementação.

Para animais que estão no peso ideal no momento da castração, a veterinária indica uma alimentação com calorias moderadas e fornecida em quantidades adequadas para manutenção do peso. Além disso, uma rotina de exercícios físicos deve ser estabelecida e é preciso cuidado para não oferecer petiscos em excesso.

Os pets que já estão acima do peso, por sua vez, necessitam de uma dieta especial com baixo teor calórico e exercícios visando o emagrecimento, com acompanhamento veterinário. O sobrepeso é um alerta importante para que a alimentação do bicho seja revista. “A obesidade deve ser seriamente combatida, pois acarreta doenças como osteoartrites, diabetes, problemas cardíacos e dermatológicos”, conclui.

Já estão disponíveis no mercado rações para diversas finalidades. Na hora de escolher, peça a orientação do veterinário e ofereça sempre produtos de qualidade para os seus pets e na quantidade recomendada.

Passear com seu cãozinho, manter uma rotina saudável, estimular seu gato a brincar. Tudo isso faz parte dos comportamentos e hábitos que ajudam a evitar a obesidade, principalmente após a castração.

Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário