quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acupuntura: Uma forte aliada contra o fumo


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem, por ano, mais de 10 milhões de mortes no mundo em decorrência do cigarro. O tabaco acarreta doenças vasculares, respiratórias, cânceres, entre outros tipos de problemas. Apesar de terem consciência dos males ocasionados pela nicotina, a maioria dos fumantes não consegue deixar o vício de lado, principalmente por conta dos efeitos da abstinência. E é exatamente nesse ponto que a acupuntura pode fazer toda a diferença na luta contra o tabagismo. “No tratamento, a acupuntura atua com o objetivo de acalmar o paciente, auxiliando-o a passar pelo período de abstinência, a diminuir os efeitos da falta de nicotina e, por fim, a tonificar o pulmão diminuindo os efeitos prejudiciais do fumo e restabelecendo a saúde desse órgão vital”, explica o especialista em terapias orientais e doutor em acupuntura pela Federação Mundial de Acupuntura e Moxabustão (WFAS), Edgar Cantelli Gaspar.

Tratamento

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o cigarro desgasta o pulmão, que é a fonte do nosso vigor. “É ele quem faz a união da energia captada pelo ar que respiramos, com a energia extraída da nossa alimentação, transformando-as em energia aproveitável pelo corpo todo”, esclarece Edgar.

Apesar de tratar o paciente de forma global e de ser uma terapia personalizada, a acupuntura costuma utilizar pontos em comum no tratamento antifumo. “Na Medicina Chinesa, para nenhum tratamento existem pontos padronizados que seriam utilizados em todas as sessões. Mas alguns pontos são usados largamente nesse tipo de atendimento, como Shenmen (Coração 7) e Sanyinjiao (Baço-Prâncreas 6) para acalmar a mente, Taiyuan (Pulmão 9) e Chize (Pulmão 5) para recuperar o pulmão e combater os efeitos do cigarro e Qiuxu (Vesícula-Biliar 40) para o paciente superar os períodos de abstinência. Obviamente esses são só alguns exemplos gerais, pois também são utilizados vários outros pontos, além de outras ferramentas, como a auriculoterapia”, comenta Edgar.

Segundo a especialista em terapias alternativas, Silvia Ciola, a auriculoterapia é um dos métodos mais procurados para o tratamento contra vícios. “Mais recentemente ficou popularizada a aurículoacupuntura, aplicação de agulhas na orelha, no tratamento de variados ‘vícios’, graças à propaganda espontânea de ex-dependentes que afirmam que nunca conseguiriam deixá-los se não fosse a acupuntura”, relata.

O grande trunfo da acupuntura no tratamento contra o tabaco é que ela consegue fazer com que o corpo e a mente se reorganizem naturalmente, ajudando o corpo a retornar ao seu estado saudável. No entanto, antes de mais nada, é preciso da força de vontade do paciente. “Apesar de todas as possibilidades terapêuticas, é fundamental que o paciente tenha criado consciência da necessidade de parar de fumar e esteja munido de toda a sua força de vontade, pois qualquer tratamento antitabagismo é um auxiliar a essa decisão, à força de vontade e à iniciativa


Fonte: http://www.nippobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário