domingo, 27 de março de 2011

Mercado de Nagoya recebe 75 quilos de alface com radiação


As autoridades japonesas identificaram um nível elevado de iodo radioativo em uma alface de folha roxa (do tipo sunny), produzida na região de Ibaraki, ao sul de onde está a usina de Fukushima, onde houve os acidentes nucleares. Porém, as autoridades afirmaram que não há risco à saúde humana.

A verdura foi encontrada no mercado municipal de Nagoia (Aichi), de onde seria distribuída para outros pontos da cidade. Mas o departamento de Higiene do governo da província ordenou a eliminação de todos os 75 quilos de alface contaminados.

O porta-voz do governo, Yukio Edano, fez neste sábado mais apelos à população para que tenha calma e garantiu que o nível de contaminação existente no país não ameaça a saúde. As autoridades japonesas interditaram a venda de mais de uma dezena de legumes e de leite. Os produtos oriundos de quatro regiões próximas da central de Fukushima estão proibidos no país.

O primeiro-ministro Naoto Kan ordenou também que fossem feitos testes em seis outras regiões. Vários países, entre os quais os Estados Unidos, Austrália, Canadá, Rússia e Taiwan, e os 27 que integram a União Europeia, anunciaram restrições à importação de produtos frescos japoneses.

Paralelamente, pelo terceiro dia consecutivo, os especialistas identificaram contaminação de radioatividade na água canalizada de Tóquio. Mas as autoridades informaram que está liberado o consumo até mesmo para crianças e bebês.

Na última semana, os níveis registrados na capital levaram as autoridades a pedir que os moradores da capital evitassem a água da torneira. Foram distribuídas 240 mil garrafas às famílias de 80 mil bebês de Tóquio e cinco outras cidades vizinhas.

Fonte: Alternativa Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário