segunda-feira, 14 de março de 2011

JMA: abalo não tem relação com Terremoto de Tokai


 Natori, Miyagi . 11/03/2011. Foto: Kyodo News /AP



A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que o abalo sísmico de 9 graus na escala Richter, registrado na última sexta-feira no norte do país, não tem relação com o chamado Terremoto de Tokai, previsto para acontecer na baía de Suruga (Shizuoka).


De acordo com a Agência, tratam-se de placas tectônicas diferentes, sendo que apenas uma é igual. O tremor de sexta-feira envolveu as placas da América do Norte e do Oceano Pacífico. Já em Tokai, ficam as placas Euroasiática, da América do Norte e do Mar das Filipinas.

O terremoto de 9 graus, ocorrido na última sexta-feira, teve o epicentro localizado entre duas placas tectônicas, o que explica o grande número de réplicas (tremores secundários). Esse tipo de abalo não ocorria no Japão desde 1923.

Um estudo diz que o Terremoto de Tokai pode estar envolvido com a ocorrência simultânea de outros dois grandes abalos, o de Nankai e de Tonankai. A tragédia poderia matar 28,3 mil pessoas e causar prejuízos de até 81 trilhões de ienes.

Segundo o estudo, 21 províncias podem ser afetadas pelos terremotos, entre Shizuoka e a ilha de Shikoku. Nessas localidades, 497 cidades estão na região de grande risco, incluindo Osaka, Wakayama e Kochi. Os tremores podem chegar a mais de 8 graus na escala Richter, causando tsunamis de até 10 metros de altura.

Fonte: Alternativa Online

Um comentário: