terça-feira, 29 de março de 2011

Cães também podem ter diabetes





Muito comum em humanos, a diabetes também pode afetar a saúde de seu totó. Apesar do que muitos pensam, a diabetes é o disturbio hormonal mais comum nos cães. A doença é uma deficiência no hormônio insulina que diminui a capacidade do sangue de metabolizar o açúcar.


Existem dois tipos de diabetes nos cães. O tipo I é o mais comum entre os cachorros e ocorre quando o sangue não produz insulina suficiente devido à destruição das células do pâncreas que produzem o hormônio. Para controlar os níveis de açúcar no sangue do animal basta aplicar doses controladas de insulina.

O tipo II ocorre quando há quantidades suficientes de insulina sendo produzidas, mas por alguma interferencia o corpo não consegue utilizar o hormônio.

A doença atinge, principalmente, cães de meia-idade e adultos e é duas vezes mais frequente nas fêmeas. A obesidade e drogas como glicocorticóides e progestagênios podem anular o efeito da insulina e contribuir para o aparecimento da diabetes.
Sintomas

Os principais sintomas da diabetes nos cães são:

* Aumento da quantidade de água ingerida
* O cão começar a urinar mais vezes ao dia
* Perda de peso, apesar de o cão ter um bom apetite
* Desânimo
* Má condição física


Fonte: PetMag

...

Well, sabiam que eu estava pensando isso estes dias?!
É sério!!!
Descobri à pouco tempo que sou diabético e esta semana estava pensando se algum de meus filhos também pudessem ter...
Ai entrei no PetMag, que eu amo de paixão, e encontrei essa matéria.
Os sintomas para humanos não é deiferente, viu?! rs

4 comentários:

  1. Olá, amigo !
    Os nossos cães estão adquirindo hábitos, neuroses e doenças humanas, pode reparar...
    Tenho uma dúvida: entre os sintomas da diabetes em cães haveria algum relacionado a eczemas de pele, coceiras e perda de pêlo ?
    O calor tem feito minha Nina se coçar bastante e se lamber até formar feridas.
    abraço,
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Vera minha amiga,

    pelo que andei pesquisando, pode ser uma alergia que sua pequena esteja tendo.
    Pode ser alimentar, ambiente, etc.
    Deveria levá-la no Veterinário.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Sim, a Nina já está melhorando... cerquei todas as possibilidades: 1)mudei de ração (para uma sem corantes), 2) observei pernilongos dentro da casinha das 'meninas'("espantei" com essência de citronela), 3) passei a dar banhos com shampoo específico e 4) apliquei pomada própria para as feridas. Só não coloquei aquela coleira que parece um "abajur" no pescoço para evitar lambidas(fiquei com dó...rs) mas ela parece que entendeu e tá obedecendo...e está bem melhor, mais calma. O calor daqui tb deu uma piorada na pele, a Nina é toda sensível, estas alergias são sazonais e eu tenho seguido orientações e mantido medicações. Obrigada pelas dicas. O seu blog está bem variado. Tenho lido, na medida do tempo possível.
    Abraços e boas vibrações para todos aí do Japão. Estamos acompanhando, dia-a-dia...
    Vera ~ Artebrasilis

    ResponderExcluir
  4. Que bom Vera!!!
    Eu sei bem como é... rs
    Belinha é toda cheia de alergias... Desde nova...
    Quando não é a barriga, são os olhos, quando não são as orelhas... Quando não é tudo junto.. kakaka
    Nós, pais desses pequeninos que não sabem falar, temos que ter o dobro de atenção não é mesmo?!
    Beijossss

    ResponderExcluir