sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vidro antirrachadura é mais forte do que aço


Um novo tipo de vidro metalizado, forte e resistente a rachaduras, foi desenvolvido por pesquisadores americanos.

Unindo o metal paládio à estrutura envidraçada, os cientistas criaram um material que ganha plasticidade e se curva, ao invés de quebrar, e é mais forte do que o aço.


A invenção é uma parceria entre o Departamento de Energia (DOE), Laboratório Nacional Berkeley e do California Institute of Technology (CALTECH); ela ainda está em fase de testes e, no futuro, pode render versões ainda melhores.

Problema estrutural

Os vidros são materiais resistentes, porém muito quebradiços – e a culpa está em sua estrutura não cristalina, amorfa, que propaga rapidamente as rachaduras. Por outro lado, a estrutura cristalina do metal oferece obstáculos microscópicos, como pequenos grãos ou lombadas, que impedem que qualquer dano se propague.

O segredo do novo vidro está em inserir ele o metal em sua fase mais cristalina, de forma a erguer microbarreira na estrutura que impeçam a dissipação das rachaduras. O paládio dá justamente essa capacidade de proteção “plástica” que o composto precisa.

As amostras criadas em laboratório eram micro-ligas de paládio com fósforo, silício e germânio. A liga gerou hastes de um novo material envidraçado com apenas um milímetro de diâmetro. Ao adicionar prata à mistura, a espessura aumentou para seis milímetros. Por enquanto, o tamanho é limitado pela necessidade de resfriar rapidamente os metais na hora de realizar a mistura.

O vidro ainda é experimental e está em fase de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário