sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Embalagem muda de cor com comida estragada


Uma embalagem inteligente promete alertar quando a comida colocada na geladeira já passou do ponto.

O sistema está sendo desenvolvido na Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, pela equipe do professor Andrew Mills.

Seu objetivo é criar um novo tipo de indicador plástico inteligente que mude de cor e avise quando a comida deixou de ser fresca e já estragou. A ideia é não só aumentar a segurança dos alimentos mas também diminuir desperdício – especialmente em países como os Estados Unidos, no qual, de acordo com a Organização das Nações Unidas, 50% dos alimentos produzidos acabam no lixo.

O indicador fará parte de uma embalagem especial com sistema de “atmosfera modificada”. Ele mantém a comida em condições especiais que prolongam sua vida, selando os alimentos com níveis menores de oxigênio, usando nitrogênio ou CO2 no lugar.

Quando os níveis de oxigênio sobem, ou quando reações químicas que indicam perigo começam a ocorrer na embalagem, o plástico muda de cor. O alerta é dado quando há problemas no selamento, quando o produto passa da data de validade ou quando não é refrigerado corretamente.

O sistema ainda está em fase de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário