terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Em desenvolvimento um sistema para entender a linguagem dos cetáceos


Não resta dúvida de que mamíferos aquáticos contam com um sistema de comunicação inteligente mas que até agora não foi desvendado pelos humanos. Mas parece ser que essa realidade está prestes a mudar já que cientistas espanhóis estão desenvolvendo um sistema que permite conhecer melhor os mecanismos de produção de sons emitidos pelos cetáceos.

A pesquisa desenvolvida por profissionais do Oceanogràfic da “Ciudad de las Artes y las Ciencias de Valencia”, e da Universidad Politécnica de Valencia (UPV) está baseada num avançado algoritimo de detecção de vocalizações para animais que permitirá detectar entre outras coisas o nível de bem-estar de ditos animais.

O sistema desenvolvido consiste num sensor junto a um software que tornam possível classificar automaticamente os diferentes tipos de sons que emitem os cetáceos em distintas situações. A medição atualmente é feita durante as 24 horas do dia. E esperamos que a pesquisa avance para que no futuro exista um nível significativo de comunicação entre os humanos e estes animais.

Via universia.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário