quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Receita Doce de Leite Caseiro


A origem do doce de leite é incerta. A versão mais provável diz que ele foi inventado por Juan Manoel de Rosas, um político argentino do século XIX.

Ele estaria preparando um pouco de leite quente numa tarde de inverno, quando alguém bateu à porta. Ele esqueceu a panela no fogo dando origem ao doce de leite.

As variações mais comuns são a pastosa e a sólida (que pode ser cortada em barras ou pedaços), que se diferenciam por sua consistência.

Tipos de Doce de Leite

No Brasil, costumava ser feito por pequenas marcas ou artesanalmente (principalmente no estado de Minas Gerais), mas nos últimos anos grandes marcas tem apostado neste mercado. Em outros países há marcas tradicionais de doce de leite que vendem em escala muito maior. Na Argentina, as marcas mais populares são La Serenísima e Gándara. Já na Venezuela, o doce é tradicionalmente feito na cidade de Coro, onde é vendido puro ou com chocolate (dulce de leche con chocolate).

No México, ele é chamado de cajeta por associação às pequenas caixas de madeira nas quais o doce é vendido. Nesse país, o doce é feito com metade de leite de vaca e metade de leite de cabra.

Recentemente, o doce de leite ganhou popularidade no EUA, graças ao lançamento de um sorvete de doce de leite pela empresa Häagen-Dazs em 1997. É o terceiro sabor mais vendido pela empresa, atrás apenas de Baunilha e Fudge Ripple.

Abaixo, descrevemos receita caseira e também técnica industrial de fabricação de Doce de Leite com aproveitamento de soro lácteo.

Receita Caseira de Doce de Leite em Pedaços

Ingredientes:
10 litros de leite
3 kg de açúcar
½ colher de chá de Bicarbonato de Sódio

Modo de preparo
Adicione o bicarbonato ao leite ainda frio para não coalhar. Misture e leve ao fogo. Acrescente o açúcar quando o leite começar a ferver. Quando a mistura ferver, coloque um prato fundo dentro da panela, de boca para baixo, para não entornar.

Retire o prato quando a massa engrossar e mexa com rapidez até chegar ao ponto. Desligue e bata o doce até endurecer um pouco mais. Despeje em uma forma coberta com papel celofane e deixe resfriar.

Corte em cubos e BOM APETITE!

Um comentário: