quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Madonna é uma das figuras mais poderosas do século 20


A revista norte-americana Time divulgou uma lista com as 25 mulheres mais poderosas do século 20, na qual inclui nomes como a ex-primeira-ministra indiana Indira Ghandi e a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, lado a lado com as cantoras Madonna e Aretha Franklin.

O primeiro lugar da lista pertence a Jane Addams, a primeira americana a ser premiada com o Nobel da Paz, em 1931. Jane notabilizou-se pelo seu trabalho em torno da defesa do voto feminino e dos direitos fundamentais das mulheres.

Em segundo lugar está a ex-presidente das Filipinas, Corazón Aquino, e em terceiro a bióloga marinha Rachel Carson, cujo trabalho foi fundamental para o início do movimento ecológico.

Completam o top 10 a estilista francesa Coco Chanel, a cozinheira americana Julia Child, a ex-primeira dama americana e atual secretária de Estado Hillary Clinton, a cientista polonesa Marie Curie, a cantora americana Aretha Franklin, a política indiana Indira Gandhi e a americana Estée Lauder, criadora da empresa de cosméticos com o mesmo nome.

Figuram ainda nesta lista nomes como o de Madonna (11º lugar), da atual chanceler alemã, Angela Merkel (14º lugar), da madre Teresa de Calcutá (22º), da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher (23º) e da apresentadora Oprah Winfrey (24º).

Fazem parte também Sandra Day O'Connor, primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal nos EUA; Rosa Parks, ativista pelos direitos humanos; Jiang Qing, viúva do líder chinês Mao Tsé-tung; Margaret Sanger, norte-americana pioneira defensora do controle da natalidade e Gloria Steinem, feminista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário