segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ceia de Natal: mantenha os pets longe das guloseimas


A uma semana para o Natal, os preparativos para a festa já estão bem adiantados. A decoração da árvore está pronta, muitos presentes já foram comprados, e como não poderia faltar, o peru assado e outros quitutes, como o lombo e pernil também são presença garantida na ceia. Diante de tanta fartura na mesa, não são raros os exageros alimentares, problema que até mesmo os animais de estimação podem passar.

De acordo com o dr. Alex Lafarti de Sena, responsável pelas orientações nutricionais do Hospital Veterinário Pet Care, é de extrema importância que os donos não ofereçam a comida natalina aos bichos. Isso porque os alimentos costumam ser muito condimentados e inadequados para o organismo de cães e gatos. “

O médico alerta também para o perigo contido nos ossos de aves e carnes ou caroços de frutas, que podem causar obstrução do esôfago e intestinos dos animais. “Os cães tendem a não mastigar os alimentos e podem engolir tudo isso sem parcimônia, ocasionando obstruções ou mesmo ficando paradas no estômago”. Já os alimentos mais condimentados ou diferentes da dieta usual dos cães e gatos podem causar diarreia, vômito e desconforto abdominal.

Bom senso

Os donos de cães e gatos bem sabem que nem sempre é facil resistir a carinha de “pidões” dos animais, mas o dr. Alex chama atenção para a importância de não deixar os pets mal acostumados. Para o especialista uma boa forma de driblar o problema é manter os bichos longe da mesa de jantar, deixando um pratinho com a ração deles separado.

Outro truque é oferecer alguns petiscos ou pedaços de frutas como maçã e banana, lembrando sempre de cuidar com os excessos. Ainda sobre os exageros, o médico orienta que bebidas alcoólicas jamais sejam oferecidas aos animais. “Isso pode ser tóxico e causar vômitos e alterações de comportamento. Essa oferta seria de extrema irresponsabilidade”.

O dr. Alex conta que apesar de muitas de suas orientações parecerem óbvias, ainda são muito comuns casos de emergência envolvendo excessos alimentares. “Principalmente no fim do ano atendemos muitas gastroentrites (vômitos e diarreias causados por alimentos gordurosos ou condimentados), presença de corpos estranhos no estômago, como espetinhos de churrasco, ossos e caroços ou ainda intoxicação por chocolate ou macadâmia (ambos tóxicos para os cães)”.

Para finalizar o especialista explica que bom senso e moderação são fundamentais. “Tudo isso para evitar uma visita de emergência ao veterinário, endoscopia e não raramente, cirurgias, acabando com as festas de final de ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário