quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Amazon cobra por livros digitais gratuitos


A Amazon, dona do e-book Kindle, está cobrando os usuários pelo download de livros que são de domínio público e, portanto, seriam gratuitos.

Os conteúdos pertencem em grande parte à biblioteca virtual Project Gutenberg, que possui inúmeros livros digitais gratuitos.

Livros como “Canadian Wilds” aparecem nas prateleiras virtuais da Amazon pouco tempo depois de serem carregados no Project, onde podem ser baixados gratuitamente. No site da loja de e-commerce é cobrada uma taxa de US$ 3,69.

Embora a Amazon cobre pelos conteúdos, a culpa não é toda da empresa por carregar os títulos em seu site. Para isto, terceiros que utilizam os serviços de publicação da Amazon podem ser culpados.

A prática é legal, de acordo com a política de licenças do Project Gutenberg. Citando a licença e as referências para o projeto, o usuário tem em mãos um livro de domínio público, e pode fazer o que quiser com ele.

Uma alternativa seria a Amazon oferecer os conteúdo do Gutenberg sem custo aos usuários, como a Apple faz em sua iBook Store. Além disso, os próprios usuários podem baixar os livros diretamente do website, sem precisar utilizar os serviços da Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário