sábado, 13 de novembro de 2010

Uma imagem da origem do Universo

Parece ser que os cientistas responsáveis pelo LHC, o grande colisor de Hádrons, conseguiram “tirar uma foto” do que seria a versão em miniatura do que ocorreu um milionésimo de segundo depois do Big Bang. A imagem foi capturada no LHC após chocar íons de chumbo ao invés dos prótons, como até pouco estavam fazendo, e assim acreditam haver gerado um “mini Big Bang”.

As colisões de prótons que vinham sendo feitas na tentativa de encontrar as origens do universo poderiam ajudar a encontrar o suposto bosão de Higgs e outros indícios das possíveis leis da física. Já os choques de íons permitiriam conhecer mais do plasma do que se formou o Universo faz 13,7 bilhões de anos.

Os pesquisadores ficaram emocionados com o sucesso da experiência que causou temperaturas um milhão de vezes mais intensas do que as que existem no centro do sol, e o mais importante: sem destruir o planeta! Segundo o cientista David Evans, “ a esta temperatura, os prótons e nêutrons que formam o núcleo dos átomos se derretem formando uma densa sopa de plasma”, e creem que este plasma foi o que se formou logo após o Big Bang.

Via FayerWayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário