terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mal de Alzheimer: Diagnóstico 30 anos antes dos primeiros sintomas é possível

Comparação entre um cérebro saudável (esquerda) e outro com Alzheimer.
Alzheimer Society of Canada

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória e de outras capacidades mentais, a medida que as células nervosas (neurônios) morrem e diferentes áreas do cérebro se atrofiam. Por este motivo, se tornou um dos principais objetos de estudo da medicina moderna.

Na última semana, um grupo de neurocientistas espanhois lançou um raio de esperança sobre as novas gerações, no que se refere ao combate à doença. Segundo os doutores Román Alberca Serrano, do Departamento de Neurologia do Hospital Universitário de Sevilha, e Secundino López-Pousa, chefe do Serviço de Neurociências Clínicas, “o Alzheimer pode ser diagnosticado até 30 anos antes da aparição [dos sintomas]”.

O anúncio foi feito durante o lançamento do livro “Enfermedad de Alzheimer y otras demencias” (PDF, em Espanhol) e, ainda de acordo com os autores da obra, um diagnóstico precoce pode parar a doença (que não tem cura) antes que ela provoque algum dano irreversível ao sistema nervoso.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), agência subordinada à ONU, as deficiência mentais, incluindo o Mal de Alzheimer, causam anualmente cerca de 276 mil falecimentos, ao redor do mundo.

Via EuropaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário