segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tangshan: o pior terremoto do séuilo XX


Ás 03:42 de 28 de julho de 1976, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a cidade adormecida de Tangshan, no nordeste da China. O terremoto muito grande, atingindo uma área onde ele foi totalmente inesperado, obliterado na cidade de Tangshan e matou mais de 240.000 pessoas - o que torna o terremoto mais mortífero do século XX.

Bolas de fogo e animais dão aviso

Embora a previsão de terremotos científica está na sua fase nascente, a natureza, muitas vezes dá algum aviso antes de um terremoto iminente.

Em um vilarejo perto de Tangshan, água de poço teria subiu e desceu três vezes um dia antes do terremoto. Em outra aldeia, o gás começou a jorrar a água do poço em 12 de julho e, em seguida, aumentou em 25 de julho e 26. Outros poços em toda a área mostrou sinais de rachaduras.

Os animais também ram um aviso de que algo estava para acontecer. Uns mil frangos em Baiguantuan se recuzaram a comer e correram em volta cantando animadamente. Ratos e doninhas amarelas foram vistos correndo por aí procurando um lugar para se esconder. Em uma casa na cidade de Tangshan, um peixinho começou a pular freneticamente na sua bacia. Em 02:00 em 28 de julho, pouco antes do terremoto, o peixe saltou fora de sua bacia. Uma vez que seu proprietário tinha voltado ele para sua taça, o peixe continuou a saltar para fora de sua bacia até que o terremoto atingiu.

Estranho? De fato. Estes foram incidentes isolados, espalhados por uma cidade de um milhão de pessoas e um campo repleto de aldeias. Mas a natureza deu avisos adicionais.

A noite anterior ao terremoto, 27-28 julho, muitas pessoas relataram ter visto luzes estranhas, bem como sons altos. As luzes foram vistas em uma infinidade de tonalidades. Algumas pessoas viram flashes de luz, outras testemunharam bolas voando no céu. Ruídos, ruídos rugindo seguida as luzes e bolas de fogo. Trabalhadores do aeroporto descreveram o Tangshan ruídos como mais alto do que a de um avião.

O terremoto

Quando o terremoto de magnitude 7,8 atingiu Tangshan às 03h42 em 28 de julho, mais de um milhão de pessoas estavam dormindo, sem saber do desastre que estava a suceder-los. Como a terra começou a tremer, algumas pessoas que estavam acordados teve a prudência de mergulhar debaixo de uma mesa ou uma peça de mobiliário pesado demais, mas a maioria estava dormindo e não tinha tempo. O terremoto durou cerca de 15 segundos.

Uma vez que o terremoto foi mais, as pessoas que poderiam, mexidos para fora no aberto, apenas para ver toda a cidade nivelado. Após um período inicial de choque, os sobreviventes começaram a cavar os escombros para atender as chamadas abafado ajuda, bem como encontrar entes queridos ainda sob os escombros. Como pessoas feridas foram salvas dos escombros, eles foram deitado ao lado da estrada. Muitas das equipes médicas também foram presos sob os escombros ou mortos pelo terremoto. Os centros médicos foram destruídos, bem como os caminhos para chegar lá.

Os sobreviventes foram confrontados com sem água, sem comida e sem eletricidade.

Todos com exceção de uma das estradas em Tangshan foi undrivable. Infelizmente, os trabalhadores humanitários acidentalmente obstruído o caminho que restou, deixando-os presos e seus suprimentos por horas no engarrafamento.

As pessoas precisavam de ajuda imediata, os sobreviventes não podia esperar a ajuda chegar. Os sobreviventes formaram grupos para cavar para os outros. Eles montaram diversas áreas médicas onde os procedimentos de emergência foram realizadas com o mínimo de suprimentos. Eles procuraram por comida e montou abrigos temporários.

Embora 80 por cento das pessoas presas sob os escombros foram salvas, um abalo de magnitude 7,1 que atingiu na tarde de 28 de julho selou o destino de muitas pessoas que estavam esperando sob os escombros de ajuda.

Após o golpe do terremoto, 242.419 pessoas morreram ou morrendo, juntamente com outros 164.581 pessoas que ficaram gravemente feridos. Em 7218 as famílias, todos os membros da família foram mortos pelo terremoto.

Os cadáveres foram enterrados rapidamente, geralmente perto das residências em que pereceram. Esta problemas de saúde causados depois, especialmente depois choveu e os órgãos foram novamente expostas. Os trabalhadores tiveram que encontrar esses túmulos de improviso, desenterrar os corpos, e então mover-se e enterrá os corpos para fora da cidade.3
Dano e Recuperação

Antes do terremoto de 1976, os cientistas não pensam Tangshan foi suscetível a um grande terremoto, assim, a área foi zoneada uma intensidade de VI na escala de intensidade Chinês (semelhante à escala de Mercalli). O terremoto de 7,8 que atingiu Tangshan foi dado um nível de intensidade do XI (fora do XII). Os edifícios em Tangshan não foram construídos para resistir a um terremoto tão grande.

Noventa e três por cento dos edifícios residenciais e 78 por cento dos edifícios industriais foram completamente destruídos. Oitenta por cento das estações de bombeamento foram seriamente danificados e os canos de água foram danificados em toda a cidade. Quatorze por cento dos canos de esgoto foram seriamente danificados.

As fundações de pontes cederam, fazendo com que as pontes entre em colapso. linhas de caminho de ferro dobrado. As estradas estavam cobertas de entulho, bem como cheio de fissuras.

Com tantos danos, a recuperação não foi fácil. A comida era uma alta prioridade. Alguns alimentos foi pára-quedas dentro, mas a distribuição foi desigual. Água, mesmo que apenas para beber, era extremamente escassa. Muitas pessoas bebem para fora de piscinas ou outros locais que tinham sido contaminados durante o terremoto. Os trabalhadores humanitários acabou por receber caminhões de água e outros, para transporte de água potável nas áreas afetadas.

Após o atendimento de emergência foi dado, a reconstrução de Tangshan começaram quase que imediatamente. Embora ela tenha tempo, toda a cidade foi reconstruída e novamente é o lar de mais de um milhão de pessoas, ganhando o nome de Tangshan "Admirável cidade da China."

Um comentário: