segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rei Tut: segredos de família (Fotos)


Um ataúde de ouro sólido, pesando cerca de 110 quilos, abriga os restos mortais mumificados do faraó Tutankhamon.


Símbolo do Antigo Egito, a máscara funerária do faraó-menino preservou para sempre seu semblante de ouro, vidro e pedras semipreciosas. Este e outros tesouros do túmulo, hoje no Museu Egípcio do Cairo, atraem uma multidão de visitantes.

Oculto nos desfiladeiros do deserto a oeste do Nilo, o Vale dos Reis abriga o túmulo de Tutankhamon e de seus parentes régios. Na Antiguidade, a região era considerada remota. Hoje, o crescimento de Luxor vem aproximando dali o brilho da cidade.

Arqueólogo-chefe do Egito, Zahi Hawass (à direita na foto) discute com especialistas em DNA após a extração de tecido ósseo de uma múmia achada em KV35, uma das tumbas no Vale dos Reis.

Avô Amenhotep III, KV35
Agora identificado como avô de Tutankhamon, Amenhotep III reinou em meio ao esplendor há 3,4 mil anos. Sua múmia foi sepultada com imensos tesouros.

Avô Amenhotep III, KV35
Séculos depois, a fim de frustrar a ação dos saqueadores, os sacerdotes enrolaram as múmias em tecidos novos e voltaram a sepultá-las em grupos. O corpo de Amenhotep III foi achado em 1898, oculto com outros membros da realeza na KV35, a tumba de seu avô, o faraó Amenhotep II.

Avó Tiye, KV35EL
Entre os restos mortais ocultos na tumba KV35 havia uma múmia anônima chamada apenas de Dama Mais Idosa. O exame de DNA identificou-a como a rainha Tiye, esposa de Amenhotep III, filha de Yuya e Tuyu, um casal que não fazia parte da realeza e foi achado em 1905, em um túmulo intacto. Avó de Tutankhamon, Tiye foi embalsamada com o braço esquerdo dobrado sobre o peito - sinal de que era uma rainha.

O menor caixão de um conjunto de ataúdes, achados na tumba de Tutankhamon, trazia uma inscrição com o nome de Tiye. No interior há um cacho de cabelo (acima, na caixa inferior), talvez lembrança de uma avó querida.

Pai Akhenaton, KV55
Por muito tempo a identidade do pai de Tutankhamon foi um enigma. Um candidato é o faraó herético Akhenaton, que rejeitou os deuses oficiais para adorar uma única divindade.

Em 1907, uma múmia deteriorada foi achada na KV55, uma tumba no Vale dos Reis onde havia uma confusão de objetos pertencentes a vários reis e rainhas do fim da 18ª dinastia. Os epítetos régios no ataúde desfigurado sugeriam que o corpo em seu interior poderia ser de Akhenaton. Hoje os exames de DNA confirmam que a múmia pertence a um filho de Amenhotep III e da rainha Tiye - que se sabe serem os pais de Akhenaton - e é o pai de Tutankhamon.

Um estela de calcário de Amarna retrata o faraó Akhenaton, sua mulher Nefertiti e as filhas do casal sob os raios do disco solar, símbolo do deus Aton. A filha mais velha, Meritaten, está entre os pais. Meketaten se equilibra em cima do joelho da mãe, e Ankhesenpaaton está em seu colo. Ankhesenpaaten viria a se casar com Tutankhamon e mudaria o nome para Ankhesenamon.

A história registra que Akhenaton se casou tanto com a famosa Nefertiti (acima) quanto com uma mulher chamada Kiya (próxima foto), mas nunca foi dito que qualquer uma das duas fosse sua irmã.

Kiya foi uma das mulheres de Akhenaton.

Mãe, KV35YL
Segundo os exames de DNA, esta múmia, conhecida como Dama Mais Jovem, é ao mesmo tempo irmã da múmia KV55 - provavelmente Akhenaton - e mãe do filho dele, Tutankhamon. (Os relacionamentos incestuosos não eram incomuns entre a realeza.) Provavelmente a Dama Mais Jovem é uma das cinco filhas de Amenhotep III e Tiye.

Sarcófago e máscara funerária folheados a ouro adornava o menor de dois fetos femininos mumificados que foram enterrados com Tutankhamon. Em 1932, o anatomista Douglas Derry mediu a múmia dentro do sarcófago: tinha apenas 25 centímetros dos pés à cabeça. Estima que tinha nascido depois de apenas cinco meses no útero.

Um feto de pelo menos 7 meses estava na tumba de Tut, ao lado de outro feto menor. Um deles, ou ambos, pode ter sido filho do faraó-menino.

Um preso amarrado do Líbia, um dos inimigos tradicionais do Egito, forma a cabeça de uma das 130 bengalas completas ou parciais encontradas no túmulo de Tutankhamon. Algumas mostram sinas de muito uso - talvez uma evidência de que ele tenha sido aleijado em vida.

Esposa, KV21A
Uma caixa revestida de marfim, também na tumba de Tut, mostra o faraó-menino com sua rainha. Novas informações sobre a saúde dele indicam que usava como muleta o bastão em que aparece apoiado.

Esposa, KV21A
Ao ser descoberta em 1817, a tumba KV21 continha duas múmias femininas. Mais tarde, porém, elas foram destroçadas por vândalos. Resultados de exames de DNA sugerem que a múmia sem cabeça talvez seja a mãe de um dos fetos no túmulo de Tutankhamon. Caso isso se confirme, trata-se de Ankhesenamon, uma das filhas de Akhenaton e a única esposa conhecida de Tut.

Tut Tutankhamun, KV62
Filho de uma união entre irmãos, o faraó sofria de uma má-formação congênita no pé e de uma doença óssea que lhe dificultavam a locomoção. O casamento endogâmico pode ter causado a deformidade e até mesmo impedido que tivesse herdeiros com a esposa, que provavelmente era a sua meia-irmã.

Tut Tutankhamun, KV62
Quaisquer que fossem os defeitos de Tut, a imagem que nos legou é de uma perfeição resplandecente - a sua emblemática máscara funerária feita de ouro, metal considerado pelos antigos egípcios como a carne dos deuses.

6 comentários:

  1. Arrazoooooooooooouu! parabens pela reportagem pessoal ameii!!!!! eu me identifico muitooo com o egito, parece que tenho algo muito forte com a região :S Mas parabens! ^^) analauraneto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Arrazoooooooooooouu! parabens pela reportagem pessoal ameii!!!!! eu me identifico muitooo com o egito, parece que tenho algo muito forte com a região :S Mas parabens! ^^) analauraneto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!!!
    Obrigado!!!
    Tb amo o Egito!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. esse tutankamon parace o ex da minha mãekkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. esse tutakamon parece o ex da minha mãekkkkuma múmia

    ResponderExcluir