quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Animais diminuem pressão alta em humanos


Só quem tem um bichinho entende o prazer que eles trazem. Uma de suas principais vantagens é o fato de sempre estarem dispostos e felizes com a presença dos donos. Há ainda aqueles pets que se dedicam integralmente às funções mais elaboradas, como guia para cegos, policiais, bombeiros e até terapeutas.

E para confirmar cientificamente que ter um bichinho só traz benefícios, uma pesquisa norte-americana revelou mais um ponto positivo para quem pensa em ter um cachorro ou gato. Foi descoberto que os pets auxiliam a manter a pressão arterial mais baixa em pessoas hipertensas.

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado de Nova York, pacientes hipertensos com animais, quando em situações de estresse, apresentam pressão arterial mais baixa que aqueles que não têm pets. A pesquisa foi liderada pela psicóloga Karen Allen, Ph.D no assunto.

Karen e seu grupo de colegas conduziram o estudo após analisar 48 homens e mulheres. Em comum, eles tomam remédio para controlar a pressão, ganham mais de 200 mil dólares por ano, vivem sozinhos e possuem uma profissão estressante.

Adotar um cachorro ou gatinho traz benefícios para a saúde do dono

No começo da pesquisa os estudiosos mediram a pressão dos participantes em situação de estresse elevado. Todos obtiveram um nível semelhante de hipertensão. Em seguida, eles receberam medicação para diminuir o quadro, e além disso, metade dos pacientes foi escolhida para também adotar um cão ou gato durante um período.

Passados seis meses, uma nova medição foi feita. Embora todos os pacientes ainda apresentassem um nível elevado de sua pressão arterial, o grupo com animais obteve a metade do aumento que o grupo sem pets obteve. A conclusão incentivou todos os que não tinham um cão ou gato a imediatamente adotarem um bichinho.

“O estudo mostra que se você tem pressão alta, um pet é muito benéfico, principalmente para os que vivem sobre estresse”, comentou Karen. A estudiosa revelou também que não descobriu ainda o motivo dessa melhora, mas já tem algumas teorias. “Suspeitamos que ter alguém do seu lado, que possa te dar apoio incondicional e sem criticá-lo, psicologicamente, é benéfico para o paciente. Esse é o caso de quem tem um cachorro ou gato”.

Fonte: http://petmag.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário