segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Verão japonês é o mais quente desde o século XIX


O Japão viveu em 2010 o verão mais quente desde que, em 1898, o país começou a registrar as temperaturas, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Entre junho e agosto, os termômetros do Japão quebraram o recorde anterior, estabelecido em 1994, e, além disso, superaram em 1,64ºC a média habitual do período, segundo a Agência Meteorológica japonesa.

A Agência Meteorológica não especificou qual foi a temperatura média do país entre os meses de junho e agosto, mas destacou que afetou a maioria do território do arquipélago.

Em Tóquio, a temperatura média registrada durante o verão foi de 27,1ºC e, para esta quinta, a Agência Meteorológica prevê novas máximas de 35ºC e mínimas que rondam os 26ºC.

É a primeira vez em dez anos que os termômetros de Tóquio superam os 35ºC em setembro, com uma máxima de 35,9ºC registrada nessa quarta-feira e a previsão é de que as temperaturas continuem acima dos 30ºC durante mais uma semana.

A forte onda de calor, que no Japão sempre é acompanhada de elevados índices de umidade, provocou a hospitalização de cerca de 50 mil pessoas e a morte de outras 158, a maioria tinha mais de 65 anos. Destes, mais de cinco mil foram hospitalizados na última semana de agosto, segundo a agência local Kyodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário