quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AS POLTRONAS QUE MUDARAM A HISTORIA DO SENTAR - PARTE 2

1 - LARKIN. Frank Lloyd Wright, 1904

Quando Wright projetou essa poltrona de rodizios em 1904 para a empresa Larkin de Buffalo,NY,revolucionou o ambiente de trabalho nos escritorios americanos. Pela primeira vez surgia um objeto de sentar desenvolvido especificamente para passar o dia de trabalho de forma mais confortavel possivel. Além disso, a singular poltrona com os rodizios colocados nos apoios, se movimentava a vontade para atender as diversas funções internas, proprias dos escritorios da nova era industrial e comercial americana. A Larkin foi a pioneira em introduzir nos seus escritorios esse especifico uso e todas as poltronas de trabalho posteriores seguiram o conceito formal e funcional das projetadas por Wright. Na verdade o grande mérito do projeto foi adaptar os rodizios num poltrona de escritorio fixa e com braços. Ela teve duas versões, a primeira com 3 rodizios colocados nas extremidades das pernas e a segunda, com 4 rodizios colocados em travessas horizontais fixadas em eixos verticais. Apesar de se movimentar horizontalmente, os projetos de Wright não giravam e essa é a unica diferença das atuais poltronas de escritorio. Foram as precussoras das poltronas de trabalho de hoje, que usam 5 estruturais horizontais para os rodizios e presos a um eixo vertical giratorio. E a revolucionaria poltrona movel ainda segue o Design Orgânico do imortal mestre da arquitetura americana.

2 - F51, Walter Gropíus, 1923
A poltrona F51 foi desenvolvida po Gropíus para os escritorios administrativos da Baunhaus Weimar e mostra muito bem o conceito funcionalista de linhas retas e simplicidade formal que a escola seguia no Design. A sua relação assento-encosto junto com os largos braços horizontais em balanço se adaptam ao corpo para atender ergonomicamente a sua função de sentar confortavelmente no ambiente de trabalho e não para jogar conversa fora. Ela parece está suspensa no ar e a sua estranha forma geometrica convidava o usuario para a convivencia e assim, estabelecer uma conexão de uso. O seu Design é unico e original e mudou os conceitos de desenvolvimento de poltronas e sofás. Depois dela tudo seria possivel nessa categoria de uso. Como foi, como está sendo hoje em dia nessa categoria de uso.

3 - NON CONFORMIST, Eileen Gray, 1924

Eileen Gray foi uma designer unica e tudo o que fez em mobiliario foi de impressionante originalidade. Pode-se se dizer que o movel foi outro depois dela; Eileen revolucionou o Design de mobiliario. Ela não seguia as convencionais regras de bom comportamento do Design da epoca, embora convinvesse no dia a dia, com os mestres do funcionalismo bauhasiano. A Non Conformist mostra bem isso, é super confortavel ao avesso: não tem a continuidade da superficie na relação assento-encosto e seus braços são formal e funcionalmente desiguais. Sentamos no assento e recostamo-nos num outro volume. Conforto no sentar e não conformista na forma, diferente de tudo da epoca. E mostrou que o Design pode ser tudo, contanto que atenda ao seu uso e a possibilidade de industrialização. Notem que ela pode ser acoplada a outras e formar um sofá. Eileen Gray ainda vai aparecer novamente na terceira parte da nossa historia, por sua importancia no Design de mobiliario. Genial!

4 - BARCELONA, Ludwig Mies van der Rohe, 1929
Ibiza Chair CushionA Barcelona é provavelmente a poltrona mais conhecida nos escritorios, lojas e residencias do mundo inteiro. E quase nunca existe apenas uma num ambiente. É uma das poucas poltronas da historia do sentar, que precisa de outras para conviver devido a sua forte conexão com o usuario. O ato de sentar nela se reveste de uma incrivel simplicidade e conforto imediato. Não cansa no uso nem no visual. Dotada de uma simplicidade formal impressionante ela estabelece uma forte e imediata aproximação com o possivel usuario.E não precisa de braços, para tal, embora tenha uma versão assim. Foi feita para exatamente sentar, - bem sentar-, e não se refastelar. Oriunda do Design bauhasiano, se tornou a maior representante dele, um icone do Design. Fantastica em todos os aspectos: funcional e bela na simplicidade formal. Bingo!

5 - POLTRONA COM BRAÇOS, Gerald Summers, 1933
Essa poltrona aerodinamica e de Design orgânico foi o primeiro modelo completo (com braços, pernas e a relação assento-encosto), ergonomicamente estudada e feita de um unico material, recortado convenientemente e depois moldado. Inspirado pelos fantásticos exemplos de mobiliario da Alvar Aalto, o designer inglês Summers foi mais longe e criou essa poltrona a partir de uma folha de compensado. Coisa unica na historia do mobiliario moderno. È uma superação do ato de sentar. A frieza e dureza da madeira se perde nas curvas ergonomicas ousadas, sem perder o conforto jamais. Ninguem tinha pensado nisso antes, nem o mestre Aalto, nem ninguem. Mas Summers, um designer não muito conhecido fez. È com esses atos isolados que o Design mostra a sua linguagem e estetica propria. Foram construidas apenas 120 unidades. Uma pena!

6 - BORBOLETA, Jorge hardoy, Juan Kurchan e Antonio Bonet, 1938
A “Butterfly” mostrou que o ato de sentar pode ter variantes inesperadas. Sentar num tecido e ser envolvido por ele, essa é a onda mágica da Borboleta. Sua forma estruturada numa estranha, mas original base metálica, parece voar. Ninguem resiste ao seu chamado de experimentar sentar nesse belo bicho que parece fragil, mas não é. É leve, resistente e super confortavel. Em qualquer ambiente, ela se mostra bela e impoluta. O projeto é fantástico, na forma, na estrututar singular, nos materiais, na solução funcional do assento-encosto e sobretudo, na concepção. Nunca ninguem fez e fará igual e qualquer outra baseada no mesmo conceito, é mera imitação. È só ver a historia do Design nessa categoria de uso. Assim como a famosa “ cadeira de diretor” , todos gostariam de ter uma. O ato de sentar na Borboleta é mágico!


7 - TONGUE, Pierre Paulin, 1967

Pierre Paulin é um designer francês extraordinario e olhem que ele conviveu com os bambas italianos e escandinavos da era mais bela e proficua do Design mundial, a década de 1960. A forma do objeto é o seu objetivo e o uso sempre uma ousadia. A Tongue mostra isso muito bem, alem do aspecto formal ser a coisa mais doida do mundo, a função de sentar é um ato de puro onirismo. O usuario não “senta” ele se acomoda, ele busca.Os angulos e curvas funcionais e ergonomicas são ousadas e arriscadas, e dão a impressão de desconforto. Mero engano. Quando o usuario senta, se extasia e todos em volta, ficam olhando para ele, tambem extasiados. Realmente a Tongue mudou o simples ato de sentar e para o Design, foi uma dádiva!



8 - SACCO, Piero gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro, 1968
A Sacco é a poltrona mais diferente de todas as outras que foram desenvolvidas na historia do Design. Ela é atemporal, amorfa e dinamica. È a unica poltrona verdadeiramente “mole” e “leve” que jamais existiu. Como também a primeira que foi criada para se adaptar naturalmente ao corpo humano de varias formas, - basta se mexer em cima dela. O ato de sentar tornou-se um exercicio de adaptação e remelexo. E ainda tem variações formais sutis, basta mudar as medidas, as formas do saco, o tecido do revestimento e a quantidade de bolas de isopor do enchimento. O sentar é uma experiencia nova por causa das bolinhas de isopor. A Sacco é multivariada na forma e no uso, fato raro no Design. E isso sem mudar as suas características formais e funcionais básicas: ela muda, mas mantem a sua identidade e a conexão com o usuario. Teve a sua epóca aurea nos anos 1970, mas sempre será uma atração. É realmente uma “invenção” de sentar!

9 - DONNA, Gaetano Pesce, 1969
O italiano Gaetano Pesce é um designer muito louco e se distinguiu no mundo de vaidades nessa area do conhecimento humano, por fazer coisas diferentes e sempre ousadas. A poltrona Donna é um dos seus exemplos, um icone formal do ato de sentar. Com ela inaugurou-se a era dos objetos de uso “gordos” , com muitos seguidores hoje em dia, principalmente Ron Arad. O conforto da Donna, é unico, é sinônimo! O usuario não se restringe ao bom comportamento do sentar, ela convida o usuario a se espalhar, a experimenta-la. O tronco pode ir para um lado, as pernas para o outro. A pessoa não senta simplesmente, ela busca e vai mais longe. E ela é uma “senhora” que precisa ser reverenciada num lugar nobre da residencia e ainda pode ser acompanhada de uma bola que rola ao contado com as pernas e chutada para qualquer cantinho do ambiente. A Senhora de todas as poltronas!



10 - SISTEMA TUBO, Joe Colombo, 1969
O italiano Joe Colombo viveu pouco, mas o suficiente para revolucionar o ambiente humano. Tudo o que ele fez em sua curta estadia nessa terra maltrada pela industrialização, foi inovador, diferente e unico. A poltrona Tubo é um desses exemplos. Na verdade ela é um sistema de objetos de sentar, não apenas um modelo; mais um daqueles efêmeros modelos com marca registrada de um designer. O Sistema Tubo é um conceito: são bancos, chaises lounges, poltronas ou coisas parecidas, basta combinar os tubos de diferentes diametros de forma conveniente. Mas, num dado momento, o sistema Tubo pode se ajeitado para virar uma poltrona propriamente dita e ai o ato de sentar vira uma aventura. Imaginem sentar em tubos de varios diametros! Na verdade sentamos em curvas variadas revestidas de tecido e espuma de poliuretano. É estranho, diferente, um novo ato de sentar. É a movel mais multivariado formal e funcionalmente falando da historia do Design mundial. E inaugurou uma nova forma de sentar. Que os deuses o guardem, Colombo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário