segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Upuaut 2: primeiro robô capaz de entrar nas câmaras secretas da pirâmide de Giza


O desenvolvimento da engenharia robótica vem facilitando o trabalho de muitos pesquisadores nas mais diversas áreas. Dessa vez dará oportunidade aos egiptólogos de descobrir os segredos guardados a 4.500 anos no interior das câmaras secretas da Grande pirâmide de Giza, a maior e mais antiga além de ser a única que resiste das sete maravilhas do mundo.

A câmara da Rainha (denominação árabe que não implica que fosse realmente a esposa do rei), está situada quase no eixo da pirâmide, é de forma retangular, sem decoração e com um nicho e teto inclinado; seu acesso, que já esteve oculto pelas placas do piso, se dá através de uma passagem horizontal que se comunica com a zona inferior da Grande Galeria.

Em 1992, os investigadores enviaram uma câmera até o conduto porém não tiveram acesso pois a Câmara encontra-se bloqueada por uma porta de pedra com asas de cobre; após dez anos conseguiram perfurar essa porta, encontrando-se com outra a uns 20 cm de distância.

Com o projeto Djedi, o robô Upuaut 2 deverá perfurar a segunda porta para descobrir o que existe por detrás da mesma, após anos de trabalho conjunto dos engenheiros de robótica da Universidade de Leeds no Reino Unido, junto ao Conselho Supremo Egito de Antiguidades. Como todos, esperemos que seja alguma grande descoberta e não outra porta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário