domingo, 1 de agosto de 2010

Donos também são responsáveis pelo mau comportamento dos cães


Uma importante descoberta promete amenizar a fama de bad boys de raças como Pitbull e Rottweiler. Eles, que são conhecidos por sua agressividade, estão prestes a ser absolvidos. Isso porque de acordo com um novo estudo da Universidade de Córdoba (UCO), Espanha, revelou que os proprietários são os principais responsáveis pelo mau comportamento dos animais. Ao contrário do que reza a crença, a atitude negativa dos cães não está atrelada às suas raças, mas à fatores modificáveis que dependem do proprietário.

De acordo com o jornal El Mundo, o autor da pesquisa, Joaquín-Pérez, listou as principais causas que influenciam a agressividade canina, sendo o fato de o dono ser "marinheiro de primeira viagem" e mimar o bicho excessivamente, como algumas das principais causas. O estudioso revelou ainda que deixar de punir o cachorro quando necessário, além de dedicar pouco tempo ao lazer ao bicho, foram outros fatores observados.

A pesquisa revelou ainda que quase 40% das agressões cometidas por cães estão ligadas ao baixo autoritarismo do dono. A falta de treinamento adequado desde a infância também teve peso nesta conta. Para o estudo, foram observados 711 cães, todos com mais de um ano. Entre as raças estudadas destaca-se o Bullterrier, Pitbull, o Pastor Alemão, o Boxer, o Rottweiler, o Dobermann, e as raças aparentemente mais dóceis, como os Dálmatas, o Setter Irlandês, Golden Retriever, Labrador Retriever, o Chihuahua e o Bulldog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário