domingo, 15 de agosto de 2010

Como resolver problemas comportamentais dos cães- 6. Como fazer um cachorro parar de comer fezes


Os cachorros comem absolutamente qualquer coisa, incluindo suas próprias fezes e de outros animais. Por mais que pareça nojento, isso é comum o suficiente para ter um nome médico: coprofagia, do grego kopros (estrume) e fagos (aquele que come).

Sim, é um tópico desagradável, mas você tem que saber que a coprofagia às vezes é natural e normal. Filhotes recém-nascidos ainda não sabem evacuar sozinhos, então a mãe os lambe para estimular e eliminação de urina e fezes e para fazer a higiene. Em outras circunstâncias, a natureza vai tentar evitar que todo esse lixo seja desperdiçado. Os gatos precisam de uma dieta muito mais rica em gordura do que os cães. Isso significa muito mais gordura em suas fezes. Qualquer um que tenha cães e gatos juntos sabe que o cachorro adora fuçar a caixa dos gatos à procura dessa sobra de nutrientes em suas fezes.

Quando cães adultos comem suas próprias fezes a história é diferente. Geralmente é um sinal de solidão ou tédio, apesar de que por erros de adestramento, às vezes eles associam a presença de fezes com a punição e comem-nas para evitar broncas. Na verdade, a coprofagia não representa nenhum risco para o cachorro, a não ser no caso da presença de ovos de parasitas. Você pode quebrar o hábito reduzindo a solidão e o tédio do cachorro, dando a ele mais atenção e exercícios, alternando seus brinquedos. Outra dica é dar comida mais de uma vez ao dia, de maneira que ele tenha pelo que esperar.

A prevenção é a única cura. Recolha as fezes imediatamente ou use uma focinheira em cães coprofágicos ao andar em locais públicos. Coloque a caixa dos gatos em locais onde ele não consiga enfiar o focinho. Você também pode procurar mantê-la limpa, recolhendo as fezes dos gatos várias vezes ao dia, especialmente antes e após as refeições felinas.

Quando chamar o veterinário

Assim que constatar esse comportamento, leve seu amigo para uma consulta com o veterinário, pois pode haver uma causa física para a coprofagia. Uma barriga cheia de vermes ou outros parasitas pode roubar nutrientes vitais do organismo do Rex, fazendo com que ele coma qualquer coisa em que possa encontrá-los. Também pode haver uma deficiência nutricional em sua dieta. Adicione levedura de cerveja em sua comida para aumentar o consumo das vitaminas B. Abóbora ou cenoura crua acrescentam fibras à dieta e ajudam a dar saciedade. Em alguns casos, o problema pode ser resolvido simplesmente trocando a ração por uma com maior quantidade de gordura, fibra ou proteína. Seu veterinário pode recomendar uma marca de ração mais apropriada às necessidades nutricionais do seu cachorro.

Um cachorro que cava constantemente pode ser tão irritante ou destrutivo quanto um cachorro que rói obsessivamente. Na próxima seção, aprenderemos como fazer seu cachorro parar de cavar excessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário