domingo, 15 de agosto de 2010

Como resolver problemas comportamentais dos cães - 1. Introdução



Na maioria dos casos, os problemas comportamentais são, na verdade, problemas de comunicação. Quando você pára para pensar nisso é impressionante constatar que homens e cães possam viver juntos. Além de sermos animais totalmente diferentes, também ouvimos, cheiramos, experimentamos e sentimos o mundo de maneira bem distinta, processando tudo isso com um cérebro muito diferente.

Voltando a quando os cães eram selvagens, ações como mastigar, marcar território e latir não eram um problema. Agora que os cães fazem parte das famílias das pessoas, essas ações instintivas podem virar problemas de comportamento. Isso significa que temos que moldar o comportamento natural do cão para que se encaixe nos padrões de educação da sociedade, ou seja, ensinar um cachorro a ter boas maneiras.

Veja como:

Como lidar com um cão agressivo

Os cães podem ser agressivos por uma série de razões: de um acesso de fúria a uma brincadeira jovial. Instinto de defesa, proteção do território, dor, até mesmo o instinto de reprodução, tudo pode causar um comportamento agressivo. Cabe a todo proprietário saber a diferença, pelo bem e pela segurança de todos. Não é preciso muito para instigar um cão agressivo a chegar ao ponto de morder ou atacar um membro da família ou um vizinho. Porém, existem estratégias para deixar seu cachorro amigável e sociável. Aprenda como.

Com lidar com um cão que morde


As bocas dos cachorros podem ser comparadas com as mãos dos humanos: elas são a maneira pela qual os cães interagem com o mundo e o analisam. Os cachorros mordem por vários motivos, incluindo raiva, defesa própria, afeto e brincadeiras. Essas causas são fáceis de confundir porque o resultado final é sempre o mesmo. Não importa a razão pela qual seu cão tenha uma tendência a morder, existem maneiras de evitar que ele faça isso com as pessoas e com outros cães.

Como fazer um cachorro parar de correr atrás dos carros


Os cães têm um forte instinto de correr atrás de coisas que se movem. Então, quando seu cachorro corre atrás de um carro, isso faz muito sentido para ele. De fato, a visão de qualquer objeto passando em alta velocidade na frente do seu cão pode fazê-lo disparar atrás deste objeto. Um cachorro assim pode confundir ou assustar o motorista, além de colocar ambos em perigo. Você pode tirar essa mania do seu cachorro com um pouco de paciência. Nesta seção, você vai encontrar algumas dicas de como conter o instinto canino de correr atrás dos carros.

Como fazer um cachorro parar de roer


Cães jovens têm uma tendência maior a roer porque, assim como os bebês, quando seus dentes estão nascendo a gengiva coça e dói. No entanto, cães adultos também podem roer o que não devem quando estão angustiados ou com tédio. Em alguns casos, isso pode ser até bom para manter os dentes limpos. Você pode treinar seu cão para saber qual é a diferença entre o que é bom e o que é ruim roer. Aprenda a manter seu cachorro interessado nos brinquedos dele e não nos seus tênis novos.

Como fazer um cachorro parar de comer fezes


Pode não ser agradável falar sobre isso e certamente parece repulsivo para nós, mas muitos cães comem suas próprias fezes ou as fezes de outros animais. Coprofagia é o termo médico para este hábito canino tão desagradável, mais comum entre os cães jovens. Um cão adulto comendo suas próprias fezes pode ser um sinal de um problema mais grave. Existem maneiras de tentar acabar com essa tendência natural. Nesta seção, vamos discutir como acabar com esse hábito de seu cachorro.

Como fazer um cachorro parar de cavar excessivamente


Os cães gostam de cavar e, na verdade, algumas raças foram feitas exatamente para isso. Na maioria dos casos é um problema inofensivo, mas pode ser destrutivo para seu jardim ou para o do seu vizinho. Também pode ser uma bagunça quando seu cachorro passa uma hora fuçando a lama no quintal e depois entra pulando em sua sala. Não vamos nos esquecer de que os cães também gostam de enterrar coisas, tanto embaixo do tapete como no quintal. Se você está cansado das escavações caninas, nesta seção discutiremos como conter essa tendência.

Como fazer um cachorro parar de brigar


Os cães são muito territorialistas e muito ligados na hierarquia do grupo. A dominância é muito importante na sociedade canina. Na verdade, a maioria dos problemas comportamentais que você tem com seu cachorro pode ser resultado da maneira como seu cão entende a estrutura de poder com você. Se seu cão acredita que é o líder, o "macho alfa", na sua casa, ele vai tentar mostrar sua dominância. Por isso, pode ser motivado a brigar. Uma briga de cachorros pode ser bastante assustadora e perigosa para todos os envolvidos. Aqui, explicaremos esse instinto e como você pode evitar ou controlar essa situação.

Como parar a guarda excessiva


Se você chega perto do cachorro enquanto ele está comendo e ele rosna, não está apenas sendo mal educado. Os cães protegem seu alimento por natureza, mas algumas vezes isso pode ser quase compulsivo. Esse comportamento pode resultar em uma dentada nos seus dedos, mas o problema não é só esse. No caso dele estar comendo alguma coisa tóxica, é importante que você consiga tirar isso dele. Além da comida, os cães podem também proteger seus objetos preferidos. Vamos discutir esse problema e as maneiras de resolvê-lo, algumas delas envolvendo umas mudança no comportamento do cão e do dono.

Como fazer seu cachorro parar de pular


Quando seu amigo de quatro patas atravessa a sala correndo e pula em você, nem sempre é sinal de amor e afeição, sem contar que é quase sempre inconveniente, desconfortável e, às vezes, assustador. Mesmo que alguns donos gostem de ser recebidos com tanto entusiasmo, o cachorro pode querer cumprimentar seus convidados do mesmo jeito. Entregadores de pizza, parentes que têm medo de cachorros e crianças pequenas podem ser nocauteados por um cachorro mais efusivo. Esse comportamento pode ser controlado e você pode até mesmo treinar seu cachorro para pular somente ao seu comando. Você vai aprender como fazer isso nesta seção.

Como fazer seu cachorro parar de marcar território


Marcar território é um comportamento natural para os cães, mas eles podem passar dos limites se estiverem estressados. Com a sua ajuda para regular seu mundo e ensiná-los o comportamento adequado, um cachorro pode ser treinado a só marcar território em locais permitidos. Assim como a proteção do alimento, a marcação territorial é um comportamento instintivo em todos os cães. Mesmo que você não possa ensinar seu cachorro a sentar à mesa e comer com garfo e faca, pode ensiná-lo a controlar o hábito de urinar pela casa. Esta seção vai dar os conselhos de que você precisa.

Como fazer um cachorro parar de puxar a guia


Os cães são geneticamente programados para puxar a guia, herança de seu uso histórico como puxadores de trenó. Porém, alguns cães levam esse comportamento ao pé da letra, puxando a guia com tanta força que chega a interferir na respiração. Pode ser que não seja possível acabar com esse comportamento, mas isso não quer dizer que você não possa ensinar seu cãozinho a diminuir essa tendência. Dependendo da raça, essa seção oferece uma variedade de soluções para o problema.
Um cachorro agressivo não é necessariamente um animal furioso e violento. Veja a próxima seção para aprender como lidar com esse problema.

Fonte: por Consultant Dr. William Fortney - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário