terça-feira, 10 de agosto de 2010

Como cuidar de um cão - Parte 9 - Dicas de identificação


Uma das responsabilidade de ser pai ou mãe é estar certo de que seu filho sabe seu endereço e número de telefone. Os pais pacientemente lembram para a criança que, se ficarem perdidas, devem procurar por um policial e dizer-lhe onde mora. Uma identificação boa, permanente e facilmente reconhecida, completada com seu endereço atualizado e número de telefone, é a melhor maneira de assegurar que os filhos de quatro patas sempre achem o caminho seguro para casa.

Há três tipos de identificação que preenchem os requisitos: etiquetas, tatuagens e microchips. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas nenhum desses métodos oferece proteção total. Entretanto, se usados juntos fornecem uma grande chance de um reencontro feliz com um cão perdido.

Etiquetas de identificação - a clássica coleira de identificação é um modo simples e barato de o cão carregar o nome do dono e o telefone. Entretanto, essa forma de identificação tem suas desvantagens. A coleira pode ser removida propositalmente por uma pessoa inescrupulosa. As etiquetas também precisam ser atualizadas quando o endereço ou telefone mudam. As etiquetas com informações desatualizadas não são de grande ajuda. Acima de tudo, as etiquetas tilintando em uma coleira podem ter um barulho irritante, especialmente no meio da noite.

Ainda assim, uma coleira e uma etiqueta são o primeiro fator de defesa contra a perda. Use uma coleira achatada com fivela ou uma redonda, com fivela em forma de D, para colocar etiquetas. Nunca use um enforcador, exceto em sessões supervisionadas de adestramento. É muito fácil esbarrar em cercas, arbustos ou outros itens e estrangular um cão sem supervisão.

Tente escolher uma coleira e uma etiqueta diferentes, para que faça parte da descrição única de seu cão. Há muitos labradores pretos no mundo, mas o seu se destacará se tiver uma etiqueta verde-limão em forma de osso, presa em uma coleira rosa-neon. A etiqueta deve estar gravada com seu nome e seus telefones de dia e da noite. Alguns especialistas não aconselham que se inclua o nome do cão, uma vez que qualquer pessoa que veja isso consiga roubá-lo de modo mais fácil. Deixar o nome do cão na etiqueta também ajuda se alguém encontrar o animal e quiser afirmar que é o dono. Certamente se você conhece o cão pelo nome e o suposto dono não, fica claro quem está dizendo a verdade.

Há outras opções para uma etiqueta de identificação além da clássica de metal. Ela pode enferrujar, a não ser que seja feita de aço inoxidável. As etiquetas plásticas são robustas e não fazem barulho como as de metal, mas também podem desbotar e tornarem-se quebradiças com o passar do tempo. Placas de identificação de metal gravado podem ser colocadas diretamente nas coleiras planas e algumas de nylon podem ter seu número de telefone tecidos ou impressos diretamente nela. Um pequeno barril de identificação de metal ou de plástico colocado em uma coleira é uma variação diferente. Esses dispositivos que chamam a atenção desenroscam para mostrar uma tira de papel em que você pode colocar não só seu nome e telefone, mas também informações médicas sobre seu cão.

Se você está se mudando ou viajando com seu cão, compre uma etiqueta temporária, em que possa escrever seu novo número de telefone ou de um amigo. As etiquetas temporárias estão amplamente disponíveis nos consultórios veterinários, abrigos, lojas de materiais para bichos de estimação e lojas de produtos de beleza. Entretanto, o ideal é que você providencie uma etiqueta de identificação gravada, não só listando seu novo endereço e número de telefone, mas também um nome de contato e um telefone de alguém da sua antiga vizinhança. Se o seu cão se perde pelo caminho, as pessoas podem não encontrar você imediatamente no novo endereço. Algumas sociedades humanitárias têm um sistema de registro de etiqueta de identificação permanente. Essa etiqueta de aço inoxidável fica gravada com o nome da sociedade, o telefone e um número de registro. Contanto que você avise para a sociedade quando seu endereço ou telefone mudarem, a etiqueta estará sempre atualizada, não importa aonde você vá.

Tatuagens - uma tatuagem também é uma forma visível de identificação, mas diferentemente de uma etiqueta, é permanente. Os funcionários de laboratórios de pesquisas e de abrigos de animais sabem procurar por tatuagens e a lei federal não permite que laboratórios usem cães tatuados. Um adesivo ou um sinal em seu carro, cerca ou o seu canil notificando que seu bicho de estimação é tatuado pode ajudar a afastar ladrões profissionais de cães.

A maioria das tatuagens caninas estão localizadas na barriga e na parte interior da coxa. As tatuagens permanecem bastante legíveis quando o cão alcança a idade adulta. Evite tatuar dentro da orelha do cão, como é feito em greyhounds de corrida. Os ladrões têm cortado as orelhas tatuadas para evitar a identificação.

A tatuagem pode ser feita em um consultório veterinário e o cão pode estar anestesiado ou por uma pessoa qualificada em um clube ou em outra organização. O procedimento não é doloroso, mas é barulhento e demorado. Então, se seu cão se contorce ou é agressivo, ele pode precisar de anestesia.

Embora a tatuagem seja uma marca de identificação permanente, ela precisa ser registrada para ter utilidade. Senão, quem achar o cão não terá meios de entrar em contato com você. O centro de registro pode determinar um código a ser tatuado no cão ou você pode usar um número que permanecerá o mesmo pelo resto da vida, como o seu número da previdência social. Números de telefone e datas de nascimento não são uma boa escolha, pois podem mudar freqüentemente ou serem compartilhadas com um grande número de pessoas.

A maior desvantagem de uma tatuagem é que nem todo mundo sabe que tem que contactar um centro de registro ou então não pode ficar claro imediatamente em que centro seu cão está registrado. No entanto, as tatuagens e as etiquetas podem ser usadas em combinação, com o cão utilizando uma etiqueta ostentando um número de telefone de um centro de registro. Assim como a etiqueta permanente da sociedade humanitária, é crucial que o registro da tatuagem saiba das suas trocas de endereço e telefone.

Implantes de microchip - isso parece filme de ficção científica, mas vários cães e gatos com chip implantado reencontraram seus donos através desse método confiável de identificação permanente. O chip é geralmente colocado sob a pele da nuca, em um procedimento similar a uma vacinação. É virtualmente indolor e um único implante dura para o resto da vida.

Os microchips só estão disponíveis em consultórios veterinários e em abrigos de animais. O equipamento é minúsculo, não necessita de bateria e não é maior do que um grão de arroz. Cada um é programado com um código numérico único e inalterável e alguma informação identificando o fabricante. Os registros do microchip mantêm suas informações pessoais em um arquivo, listado com o número do código do chip. Os códigos numéricos também fazem referência cruzada com um hospital de animais ou com uma sociedade humanitária que implantou o chip. É um backup importante, caso você se mude e esqueça-se de mudar seu novo endereço no registro. Depois de implantar um chip, o veterinário o escaneia para confirmar o código. Depois, escaneia novamente após o implante, para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.

Um microchip manda um sinal apenas quando é ativado por um digitalizador. O scanner decodifica o sinal e mostra um código de identificação em uma tela de cristal líquido. As organizações veterinárias e humanitárias recomendam os microchips como uma maneira segura e eficiente de identificar bichos perdidos e de assegurar seu retorno. Esse tipo de identificação pode salvar as vidas de milhares de cães que morreriam em abrigos, sem serem reconhecidos ou retirados. Assim como as tatuagens, os registros nacionais são o melhor modo de se assegurar que você e seu cão se reencontrarão, contanto que o registro tenha seu endereço atualizado e número de telefone.

Registrando a identificação

Alistar seu cão tatuado ou com implante de microchip com um registro nacional dá a você o acesso ao banco de dados dos registros e aos serviços, que muitas vezes incluem notificação 24 horas, uma etiqueta com o registro do número de telefone e uma indicação que o cão está tatuado ou com um chip. Freqüentemente os registros também trabalham com uma rede de abrigos para animais pelo país. Entretanto, vários abrigos e laboratórios rotineiramente examinam os cães vagabundos que recebem, procurando por microchips. Mesmo que você ainda não tenha alistado seu cão com um registro, eles podem achar o proprietário, investigando o código e achando o veterinário que fez o implante.

Proteja-se de uma perda definitiva, assegurando-se de que ele está bem identificado. Ele nunca deve escapar de seus olhos atentos e você ficará orgulhoso do que fez.

Um cão pode ser uma boa fonte de amor e companhia em seu lar. Além de tudo o que ele dá para você, precisa de retribuição em forma de cuidados. Cuide de seu cão e ele cuidará de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário