terça-feira, 10 de agosto de 2010

Como cuidar de um cão - Parte 8 - Deixando o jardim seguro


Agora que seu jardim está embelezado com vegetais, plantas e flores seguros para cães há alguns toques de que você precisa para fazer um lar completo: um cercado forte com um portão que fecha bem e dá fácil acesso à sombra, abrigo e água fresca.

Cercas e portões

Independente do tipo de cercado que você escolher, esteja certo que é robusto, sem chances de seu cão escapar. Ele não deve conseguir pulá-lo, cavar embaixo ou espremer-se por um buraco. Se seu cão é um cavador, você pode fazê-lo desistir da idéia, forrando o chão abaixo da cerca com concreto. Alguns donos preferem que a casa esteja com a visão aberta e decidem colocar uma daqueles sistemas de cercas eletrônicas. Se você está pensando em seguir esse caminho, lembre-se de que embora esse tipo de cerca possa conter seu cão, não vai impedir a entrada de outros cães e intrusos.

Alguns cães também escapam, por tentativa e erro ou apenas por acidente. Se eles passam rapidamente pela área de choque ou de vibração ultrassônica que esses sistemas têm para manter o cão em sua propriedade, não há nada que vá fazê-lo parar. Se você tem algum tipo de cercado antiquado mas confiável, não vai adiantar em nada se você não tiver um portão com uma boa manutenção. O portão deve estar parafusado, de modo que você feche e tranque automaticamente quando você entra e sai do jardim.

Guarda da casa

Encontrar o local para colocar a casa do cachorro depende da localização. O lugar ideal tem sombra durante o verão e oferece proteção no inverno. Se você mora em um lugar cujo clima é úmido, coloque a casinha em uma grande área, com boa drenagem. É claro que uma casa de cachorro precisa ter um chão, para que ele não precise dormir na grama fria e úmida. Levantar um pouco a casa em relação ao chão oferece isolamento extra. Algumas foram projetadas com chão alto. Você pode querer cercar a área elevada com tábuas ou colocar feno embaixo, de modo que o vento não assobie abaixo da casinha.

Se você está planejando manter seu cão em uma casa, não o deixe lá dentro por mais de 8 ou 9 horas por dia. Mesmo assim, isso só deve ser feito enquanto você está no trabalho ou fica fora durante o dia. Verifique também com seu veterinário qual a temperatura mais confortável para seu cão do lado de fora. O que é adequado para um, pode ser diferente para outro, já que o nível de conforto dependerá da raça, saúde e idade.

Sem dúvida, ter um pátio para deixar o cão para fora é uma conveniência maravilhosa, especialmente em noites frias e chuvosas. Entretanto, você precisa ter certeza de que ele tem acesso constante à agua fresca. Os detritos podem se acumular muito rápido, causando problemas com odor, insetos e parasitas.

Casas pré-fabricadas e modernas são projetadas para o conforto dos cães e para fácil manutenção. Mesmo que seu cão gaste a maior parte do tempo dentro da casa da família, uma casinha de cachorro lhe dará um lugar para morar quando estiver do lado de fora e oferece abrigo contra o sol, chuva e neve. É claro que não é qualquer casa que serve. Considere o tamanho, formato e a localização antes de comprar. Você deve a seu cão um lugar confortável, seguro, limpo e convidativo para ele se abrigar quando estiver do lado de fora.

Seu cão deve conseguir ficar de pé, andar de um lado para o outro e deitar confortavelmente na casa. Uma casinha aconchegante retém o calor, ajudando o seu cão a se manter aquecido no inverno. Se você está comprando um abrigo para um filhote que vai crescer até ficar do tamanho de um pônei, compre-a para o tamanho que ele ficará quando adulto e forneça bastante forro. Você também pode bloquear uma parte da casinha até que ele cresça.

Escolha uma casa com um telhado inclinado ou tendente, para que a chuva e a neve não se acumule. Um telhado removível ou aparafusado facilita a limpeza do interior da casinha. Se a casa precisa ser montada, deve ser fácil de montar e desmontar, com trincos robustos fáceis de abrir e fechar.

O caminho da porta deve ficar protegido por um toldo ou por uma camada de lona, para se ter proteção da chuva e do vento. Uma entrada fora do centro pode ajudar seu cão a se enroscar em um canto longe de ventos frios. Esteja certo de que o caminho da porta é alto o suficiente para que o cão ande sem precisar se inclinar. O telhado deve estar alto para que ele consiga ficar de pé com a cabeça levantada.

Se você comprar ou fizer uma casinha de madeira, certifique-se de que o acabamento final foi dado com tinta atóxica, especialmente se seu cão gosta de mastigar. Os exteriores da madeira devem ser lisos, para que seu cão não tenha farpas nas patas ou arranhe a pele na superfície ou em pregos. Lixe qualquer borda áspera ou afiada. Como um deque de madeira, uma casinha pode receber tratamento de impermeabilização, para proteger de danos causados pela água.

Delimite a casa com uma almofada, cobertor, palha ou feno. Uma esteira ou almofada de plástico é durável e fácil de limpar. O cobertor é macio e pode ser colocado dentro da máquina de lavar roupas. A palha e o feno são baratos e podem facilmente ser repostos, mas podem espetar ou abrigar insetos.

O forro de uma casa deve ser limpo ou trocado regularmente. Seque as esteiras de plástico e lave os cobertores ou colchas com água quente para remover os odores e matar parasitas, como pulgas e seus ovos. Recoloque a palha ou feno regularmente, para que o ambiente permaneça sempre limpo e cheiroso. Durante a época das pulgas, limpe o forro e o interior da casa semanalmente, com um spray ou pó de piretrina. Lembre-se: uma vez que você adquiriu um abrigo para seu cão, deve manter esse local limpo e bem arrumado, para o conforto de seu animal.

A seguir trataremos de uma parte crucial de ser dono de um cão: fornecer a ele uma identificação adequada. Isso pode evitar um desgosto algum dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário