sábado, 3 de julho de 2010

Lua de Saturno ajuda a desvendar a origem da vida na Terra


Se você sempre sonhou em ter uma bela casa em Marte, com vista para Terra, talvez seja melhor rever seus conceitos e imaginar como seria a ver os anéis de Saturno, morando num belo bangalô em Titã.

No início de junho, a sonda Cassini enviou dados das atividades químicas de Titã, a grande lua de Saturno. Dois grupos de cientistas analisaram os dados e viram que o satélite tem uma atividade química um tanto incomum, se comparado ao que é normalmente encontrado em outros planetas e satélites, claro.

Esta atividade química pode gerar ou ter gerado por formas de vida muito primitivas, que não viveram muito tempo devido à baixa temperatura do corpo celeste, que fica na marca de -150 ° C. O satélite possui uma elevada presença de metano e etano líquido, que seria um substituto ideal da água para o desenvolvimento de formas de vida primitivas, ainda que de forma criogênica.

Inspirados nessa descoberta, uma equipe de cientistas da Universidade do Arizona, EUA, tentou recriar as condições químicas e atmosféricas de Titã em um ambiente controlado. Especificamente, o experimento consiste em isolar nitrogênio e metano em um recipiente e depois bombardeá-lo com raios ultravioleta. O resultado? Moléculas orgânicas, as precursoras da vida!

Ainda não dá pra passar férias em Titã, mas essa descoberta coloca a lua como forte candidata a originar vida, ou conseguir abrigar alguma. Além disso, auxilia a conhecermos melhor nosso sistema solar, e elucida um pouco mais sobre mistério da origem da vida no nosso planeta.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br

Um comentário: